Grupo de Estudos Olímpicos da URI faz parte, agora, de uma rede global

A notícia foi compartilhada na segunda-feira, 23, nas comemorações do Dia Olímpico, durante a sessão especial do Grupo de Estudos Olímpicos do Câmpus, que aconteceu no Anfiteatro.

Por Redação VL Publicado em 27/06/2025 15:03 - Atualizado em 27/06/2025 15:06

O Grupo de Estudos Olímpicos da URI Erechim é reconhecido pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional (COI) como membro da rede global de Centros de Estudos e Pesquisas Olímpicos. A notícia foi compartilhada na segunda-feira, 23, nas comemorações do Dia Olímpico, durante a sessão especial do Grupo de Estudos Olímpicos do Câmpus, que aconteceu no Anfiteatro.

A sessão contou com a presença da Pró-Reitora de Ensino da URI, Edite Maria Sudbrack; do Diretor Acadêmico Adilson Luís Stankiewicz; do Coordenador do Curso de Educação Física, Flávio Zambonato; do Diretor da Escola Básica, Edenir Serafini; e dos representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Erechim, 1º Sargento Cristiano Zanini Fava e o Sargento Felipe Zucchi Menosso.

A Pró-Reitora ressaltou a importância das parcerias constituídas pelo grupo de estudos, destacando que “a URI, o Corpo de Bombeiros e a Unimed atuam como anéis olímpicos, simbolizando a união no prol da vida”.

Já o Diretor Acadêmico destacou: “Essa conquista não apenas reforça nosso compromisso com a excelência na pesquisa e no ensino, mas também nos posiciona como uma referência internacional na promoção dos valores olímpicos e na divulgação do conhecimento sobre o esporte em sua essência”.

O Coordenador do Curso e o Diretor da Escola enfatizaram a parceria entre a Escola e o Curso de Educação Física na criação e desenvolvimento de atividades que vão ao encontro da divulgação do Olimpismo e dos Valores Olímpicos que são o Respeito, a Amizade e a Excelência.

O 1º sargento Cristiano Zanini Fava e o Sargento Felipe Zucchi Menosso, do Corpo de Bombeiros Militar de Erechim, agradecem a parceria com o Curso de Educação Física, ressaltando a importância do mesmo para os componentes da corporação no que tange a saúde física e mental.

O encontro contou com a presença, ainda, de representantes da Unimed: o médico Cezar Augusto Detoni, Diretor de Educação; o Supervisor da Medicina Preventiva, Felipe Bolis; e a CEO do Hospital, Alessandra Sonda.

Apresentam, também, as professoras Adriane Carla Vanni e Mari Sbardelotto, do Curso de Educação Física; Larissa Tressi, da Escola Básica, e Jorge Marinho, do Comitê Institucional de Avaliação de Projetos de Pesquisa (CIAP), que informaram sobre o andamento dos Projetos de Pesquisa envolvendo uma parceria entre a URI e a Unimed.

O encontro foi prestigiado, ainda, pelos estudantes da Escola Básica: Vicente Vogel Comerlato, Betina Fhynbeen Malacarne, Sofia Simionato, Leticia Monauar Rodrigues, Valentina Piccoli Maronesi, Francisco Zoti Pavoni, Igor Pockszevnicki, Othávio Augusto Brusamarello, Rayanne Borba Schuwanke e Maria Eduarda Mondadori de Oliveira, assim como pelos acadêmicos do Curso de Educação Física, Eduardo Smiderle Tomkiel, do Projeto de Extensão com o Corpo de Bombeiros, e Kauã Patrick Pizzatto. Todos eles contando suas atividades no Grupo de Estudos, seja como monitores, voluntários, colaboradores e bolsistas.

A atividade começou com uma apresentação de Dança com alunas da Escola de Educação Básica da URI Erechim, com a coreografia da Profa. Larissa Tressi.

Na sequência, o Professor José Luis “Nino” Dalla Costa apresentou a comunicação recebida da Gerente Sênior de Relações Acadêmicas do Centro de Estudos Olímpicos, de Lausanne, na Suíça, Nuria Puig: “Temos o prazer de confirmar que, com base nos documentos recebidos recentemente, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim atende aos critérios de reconhecimento pelo COI como um dos Centros de Estudos e Estudos Olímpicos engajado em estudos olímpicos e é aceito na rede que conta, agora, com 81 centros, localizados em 29 países”.

Para o Professor, “um Centro Acadêmico de Estudos e Pesquisa Olímpica é uma iniciativa fundamental, enraizada nas universidades, que se torna possível graças à contribuição valiosa de professores, pesquisadores e estudantes dedicados. Essa proposta não se limita apenas à pesquisa, mas tem como missão primordial criar e divulgar o conhecimento olímpico de maneira abrangente e acessível. Ao unir a academia e a paixão pelo esporte, esses centros desempenham um papel crucial na formação de profissionais capacitados e na promoção dos valores olímpicos na sociedade”.

As ações do Programa de Educação Olímpica da URI Erechim e do GEPEF/EO são desenvolvidas por Professores e Acadêmicos do Curso de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) e Professores e Estudantes da Escola de Educação Básica do Campus.