Cidade
Grupo de Trabalho do Coder debate projetos e ações na segurança pública
Uma das pautas discutidas na reunião desta semana foi a criação do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Erechim
Os membros do Grupo de Trabalho (GT) de Segurança Pública e Assistência Social, do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (Coder) realizaram, na tarde da última terça-feira, 6, uma de suas reuniões ordinárias, na sede do Sindilojas. Na oportunidade, os representantes debateram o desenvolvimento de ações em prol da comunidade erechinense, em suas respectivas áreas de atuação.
Criação do CRPO
Uma das pautas discutidas na reunião desta semana foi a criação do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) de Erechim, anunciado pelo Comando da Brigada Militar, após a autorização do Governo do Estado. De acordo com o coordenador do GT, José Gelso Miola, os representantes já estão em negociação com a Prefeitura de Erechim, em busca de um local para a instalação do Comando. Segundo ele, a ideia é de que seja em uma área central, para que haja facilidade de entrada e saída de viaturas, sem colocar em risco a população.
“Essa é uma importante demanda que a gente buscava há muito tempo e a união das entidades possibilitou. A conquista da autorização do governo do Estado, por meio da Brigada Militar, para implantar o CRPO aqui em Erechim, vai trazer um incremento ainda maior na segurança pública da nossa região”, destacou o coordenador.
Unificação das delegacias
Os membros também discutiram a unificação das delegacias de polícia, o que irá possibilitar, segundo ele, maior eficiência e agilidade no exercício das atividades e tomadas de decisões. Além disso, houve a solicitação para a criação de uma Delegacia da Polícia Federal no município, além do debate de pautas relativas à Assistência Social.
Trabalho do Coder
Sobre o Coder, Miola destaca que o Conselho surgiu de uma união das entidades.
“O Coder tem uma importância muito grande, porque todos os temas de interesse da nossa sociedade são debatidos lá, por meio da divisão em sete grupos [de trabalho - GT’s]. O prefeito de Erechim já está colocando em prática muitas das sugestões que foram levantadas pelos grupos. O próprio CRPO é uma delas”, pontuou o representante do GT.
“É um trabalho que já está dando resultado e, cada vez mais, vamos sentir a nossa cidade evoluindo por meio da união das entidades", finalizou Miola.
Além de José Gelso Miola - coordenador do GT, estavam presentes no encontro, Arlei Lúcia Balestrin Cavaletti - presidente do Coder; Rosane Zanardo - vice-presidente do Conselho; delegado Germano Alves de Lima - Polícia Civil; major Maurício Paraboni Detoni - 13º Batalhão da Polícia Militar; - Aldo Diligente - Associação dos Deficientes Visuais de Erechim (Adeve); coronel Ricardo Alex Hoffman - reserva da Brigada Militar; Rafael Martins Ayub – vereador municipal; Silvana Paula Nadaletti e Júlio Brancher - assessores.