Guaritas de guarda-vidas passam a acolher mulheres vítimas de violência no litoral do RS
Iniciativa da Operação Verão Total 2025/2026 prevê treinamento dos profissionais e identificação das guaritas como pontos seguros de orientação e denúncia.
Durante a Operação Verão Total 2025/2026, as guaritas de guarda-vidas do litoral do Rio Grande do Sul passarão a funcionar como pontos de acolhimento e orientação para mulheres vítimas de violência doméstica.

A iniciativa envolve treinamento dos 930 guarda-vidas e a instalação de adesivos informativos que identificam as guaritas como locais seguros, com orientações e acesso a canais de denúncia, incluindo a Delegacia Online da Mulher por QR Code. Após o primeiro atendimento, os profissionais acionarão a Brigada Militar para os encaminhamentos necessários.

A ação, realizada pela Secretaria da Mulher em parceria com a SSP e o Corpo de Bombeiros, abrange praias e balneários do Litoral Norte e Sul, com guaritas também mapeadas por georreferenciamento.
De acordo com o vice-governador Gabriel Souza e coordenador da Operação Verão Total, a identificação nas guaritas, aliada ao treinamento prévio dos profissionais, garante uma preparação para uma resposta imediata a situações de risco.
O governo do Estado tem investido em políticas para promover a segurança das mulheres, e essa é mais uma iniciativa para prevenir, agir e evitar qualquer tipo de violência durante o veraneio. Para o vice-governador, combater a violência contra a mulher exige ações do Estado, mas também consciência da sociedade.
Com informações: Ascom SDM