Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
Hospital de Caridade de Erechim
Espaço publicitário
HC mudará protocolo de acolhimento e classificação de risco no pronto-socorro
Medida começa em 2 de janeiro e vai aperfeiçoar o atendimento ao paciente com priorização por gravidade e informação sobre o tempo de espera.
Hospital de Caridade de Erechim
por  Hospital de Caridade de Erechim
20/12/2019 10:43 – atualizado há 2 meses

O serviço de pronto-socorro do Hospital de Caridade de Erechim atende mais de 3 mil pacientes por mês é referência para convênios e particulares na região Alto Uruguai. Para melhorar o atendimento do serviço, a HC fez vários investimento e ações em 2019: 

  • contratou equipe médica com atuação permanente de dois profissionais nos horários das 9h às 21h (maior movimento);
  • contratou enfermeiros, técnicos em enfermagem e capacitação de toda a equipe; 
  • revisou seu processo de atendimento com auxílio de consultoria especializada, adequando-se também a requisitos para Acreditação;
  • instalou nova versão de software de atendimento e ampliou o número de computadores; 
  • revitalizou suas instalações;
  • implantou pesquisa on-line de satisfação do cliente.

Mas os avanços não param por aí. O próximo passo trará importante aperfeiçoamento no atendimento aos pacientes do pronto-socorro: será adotado novo protocolo de Acolhimento e Classificação de Risco, para definir com maior precisão a complexidade de cada caso, priorizando os de emergência e urgência. Além de estar alinhado com as orientações do Ministério da Saúde, o protocolo informará com clareza o tempo de espera para atendimento.

Para orientar melhor pacientes e acompanhantes que estão nas dependências do prontos-socorro, o HC também vai instalar painéis em lugares estratégicos que informarão sobre a sequência inicial do atendimento, que envolve admissão, classificação de risco e atendimento médico.

Acolhimento e Classificação de Risco

O novo protocolo utilizará as cores vermelho, amarelo, verde e azul para definir o grau de prioridade e o tempo de espera para organizar melhor todo o processo de atendimento:

  • Vermelho (emergência): para pacientes graves que necessitam atendimento imediato.
  • Amarelo (urgência): para pacientes que necessitam ser atendidos o mais prontamente possível. Atendimento em até 30 minutos.
  • Verde (pouco urgente): para pacientes menos graves que necessitam atendimento médico. Atendimento em até 2h.
  • Azul (não urgente): para pacientes de baixa complexidade que podem aguardar mais pelo atendimento. Atendimento em até 2h30.

Como vai funcionar?

Assim que o paciente chegar ao pronto-socorro do Hospital de Caridade, sua admissão será feita na recepção, que vai gerar um boletim de atendimento. 

Em seguida, o paciente será chamado para a Sala de Acolhimento e Classificação de Risco, onde um profissional de saúde avaliará sinais e sintomas e definir, com uma das cores, a complexidade do caso. Esta classificação será informada ao paciente e indicará também o tempo médio de espera para o atendimento.

A equipe seguirá monitorando os pacientes durante a espera e, em caso de necessidade, realizará reavaliações e reclassificações.

O HC está localizado na Avenida Comandante Kraemer, 405, no Centro de Erechim (ver mapa).

Entre em contato

Notice: Undefined index: ad in /home/auonline/public_html/view/pages/article/publieditorial.php on line 465

Notice: Undefined index: ad in /home/auonline/public_html/view/pages/article/publieditorial.php on line 465
PUBLICIDADE

Notice: Undefined index: ad in /home/auonline/public_html/view/pages/article/publieditorial.php on line 471

Notice: Undefined index: ad in /home/auonline/public_html/view/pages/article/publieditorial.php on line 471
PUBLICIDADE