Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Homem é detido sob suspeita de colocar helicóptero da Brigada Militar em perigo

Policiais conseguiram identificar possível responsável por apontar luz de laser contra a aeronave

GZH
por  GZH
13/03/2020 15:47 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Federal vai investigar um homem que foi detido sob suspeita de colocar um helicóptero da Brigada Militar (BM) em perigo em Santa Maria, na Região Central. O caso aconteceu por volta das 19h30min desta quinta-feira (12), quando a aeronave sobrevoava a área central da cidade para monitorar a movimentação na Praça Saturnino de Brito, onde ocorria a festa Calourada, que reúne universitários pelo início do ano letivo. No momento, a luz de um aparelho de laser foi apontada contra o helicóptero.

Aparelho laser foi apreendido pela BM Brigada Militar / Divulgação

Segundo a BM, isso pode prejudicar a visão dos pilotos em voos noturnos porque provoca um clarão inesperado na cabine. Os policiais que estavam na aeronave conseguiram identificar a residência de onde estava sendo apontada a luz, na Rua Duque de Caxias, entre as ruas Vale Machado e Silva Jardim. Uma guarnição da BM foi até o local e deteve o homem pelo crime em expor a perigo aeronave ou embarcação, previsto no Código Penal.

O homem foi levado à Polícia Federal, onde foi ouvido e liberado. Conforme o delegado Tiago Welfer, será apurado como o fato aconteceu, porque pode ser que não se configure crime.

— Tomamos o depoimento dos policiais e dele e ficamos em dúvida se o fato, realmente, pode ser considerado o crime tipificado no artigo 261. As imagens até mostram o laser apontando para a cabine, mas de forma muito momentânea, não foi, até o que sabemos neste momento, por alguns minutos. Apenas passar com o laser uma vez, por menos de um segundo, não configura um perigo ao voo, mas é o que vamos analisar agora — explica o delegado.

A investigação fica a cargo da Polícia Federal por ter ocorrido no espaço aéreo. O crime de expor aeronave ou embarcação a perigo prevê reclusão de dois a cinco anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE