Homem é preso após abandonar cachorro no Aeroporto de Florianópolis
Tutor deixou animal em caixa de transporte no estacionamento após ser impedido de embarcar; prisão ocorreu em Brasília.
Um homem foi preso em flagrante nesta quarta-feira (20) após abandonar um cachorro no estacionamento do Aeroporto Internacional de Florianópolis. Segundo a Polícia Civil de Santa Catarina, o tutor foi impedido de embarcar com o animal, deixou o cão dentro de uma caixa de transporte entre dois carros e seguiu viagem. Ele foi detido ao desembarcar em Brasília, no Distrito Federal.

O motivo da proibição do embarque com o cachorro não foi divulgado. Câmeras de segurança do terminal registraram o momento em que o homem caminha carregando a caixa, a posiciona no estacionamento e se afasta. Funcionários da empresa que administra o aeroporto encontraram o animal e acionaram a Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), que atua no local.
Durante a apuração dos fatos, os agentes descobriram que o tutor havia embarcado em um voo para Brasília. Com apoio da Delegacia de Proteção Animal (DPA), a Polícia Civil do DF foi acionada e localizou o suspeito no Aeroporto Internacional de Brasília, onde ele foi preso pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA).
O homem foi autuado por maus-tratos, com base na Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais e prevê pena agravada quando o crime envolve cães ou gatos. O caso reforça a importância da responsabilidade dos tutores e do cumprimento das leis de proteção animal no país.
O cachorro foi resgatado e está sob cuidados adequados. O nome do suspeito não foi divulgado.
*Com informações do G1