CRIME
Homem é preso dirigindo carro particular com giroflex e brasão do Exército em SC
Caso aconteceu em Itajaí; motorista foi levado para a delegacia por falsificação e uso indevido de símbolos brasileiros.
Um homem de 42 anos foi preso após ser flagrado dirigido um carro particular com adesivos do brasão do Exército Brasileiro e giroflex, em Itajaí (SC). O fato aconteceu na manhã da última terça-feira, dia 5.
O condutor do Fiat Siena disse à Polícia Militar que era tenente do Exército e também afirmou ser soldado reformado. Em consulta ao sistema, foi constatado que ele possuía 45 passagens policiais por crimes como extorsão, invasão de propriedade e injúria.
Não havia pendências na CNH e na documentação do veículo registrado em nome de pessoa física, que não teve a identidade divulgada. O carro era particular e não tinha placas oficiais, portanto não poderia usar identificação de instituições militares.
Os “adesivos” eram como imãs, que poderiam ser colocados a qualquer momento na lataria do carro. As luzes de giroflex, tinham o acionamento pelo painel, parecido com um carro da polícia.
Segundo o artigo 296 do Código Penal, é crime "o uso indevido das marcas, logotipos, siglas ou outros símbolos identificadores de órgãos ou entidades da administração pública".
De acordo com o coronel Ciro Adriano da Silva, da PM de Santa Catarina, o motorista foi conduzido para a delegacia por ter praticado o crime de falsificação e uso indevido de símbolos de órgãos da União.
* Com informações do G/SC e da CNN