Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Hospinorte promove treinamento sobre Acidente Vascular Cerebral

O AVC é a segunda causa de mortalidade no Brasil

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
26/10/2022 18:02 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do RS – Hospinorte – promoveu, na manhã desta segunda-feira, 24, um treinamento sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame. A capacitação foi ministrada pelo médico Leonardo Urmann, do Hospital de Caridade de Erechim, e foram abordados os principais conceitos relacionados a Acidente Vascular Encefálico, identificação do AVC Isquêmico ou Hemorrágico e o delineamento – do reconhecimento ao tratamento e monitoramento. Participaram enfermeiros e técnicos de enfermagem dos hospitais associados da Hospinorte. O evento teve duração de mais de duas horas.

Segundo o médico, o AVC é a interrupção do fluxo sanguíneo cerebral que gera déficit neurológico. Conforme falou, é a segunda causa de mortalidade no Brasil; 400 mil novos casos por ano no país; um a cada seis segundo no mundo. É a principal doença incapacitante, sendo que de acordo com dados estatísticos 70% não volta ao trabalho e 50% dependem de outra pessoa no dia a dia.

Dr. Leonardo apresentou a classificação de AVE isquêmico, onde 80% dos casos são resultado de trombose ou êmbolo. Já o AVE hemorrágico é o que resulta em maior mortalidade.

Conforme explica, um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é sempre uma emergência médica e muitas vezes é a família que nota os primeiros sinais de que algo diferente está acontecendo. A rapidez no atendimento a quem teve um AVC é um dos principais determinantes de como evoluirá o quadro. “É uma corrida contra o tempo para se recuperar um paciente com sinais de AVC. As primeiras três a quatro horas após o AVC são as mais importantes, para estabilizar o quadro e evitar sequelas”, explica o médico.

O Dr. Leonardo apresentou um delineamento com cinco fases, explicando cada uma: reconhecimento, protocolo AVC, tomografia computadorizada, tratamento e monitoramento/admissão. Um treinamento que pode salvar muitas vidas, pois é importante o reconhecimento imediato da doença, o que, na sua avaliação, não é tão fácil, pois pode ser confundido com outras doenças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE