Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospital de Caridade garante novos leitos de UTI covid-19

Ampliação foi discutida com o prefeito de Erechim e presidente da AMAU, Paulo Polis. Direção do Hospital, porém, alerta para risco de colapso caso não haja colaboração da comunidade

Salus Loch/ Assessoria HC
por  Salus Loch/ Assessoria HC
22/02/2021 13:44 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A direção do Hospital de Caridade está ampliando o total de leitos de UTI disponíveis para atender pacientes com a covid-19. A medida foi definida em reunião entre o diretor presidente do HC, Cláudio Galli, o superintendente geral, Claudiomiro Carus, e o administrador do Hospital, Éder Spitcza, com o prefeito de Erechim e presidente da AMAU, Paulo Polis, na manhã desta segunda-feira, 22.

O grupo tomou a decisão considerando o cenário de agravamento da pandemia, que colocou a região de Erechim, a partir desta terça-feira, 23, em bandeira preta, conforme modelo de Distanciamento Controlado estabelecido pelo governo Estado.

De acordo com o superintendente geral do HC, Claudiomiro Carus, inicialmente três novos leitos já devem entrar em funcionamento, sendo que os demais serão disponibilizados conforme a demanda regional. Com isso, o HC disponibiliza 12 leitos a serem ocupados por pacientes de convênios, particulares e SUS.

Esforço coletivo e risco de colapso

"Cientes da necessidade, estamos fazendo um esforço logístico e humano para ampliação dos leitos. Porém, os recursos físicos, tecnológicos e, especialmente de pessoal, são finitos. Se não houver uma desaceleração dos casos positivos, devido ao descumprimento dos protocolos, o sistema de saúde de Erechim e região entrará em colapso em breve", destaca Carus, para quem a única forma de "vencer essa situação é cada um fazer a sua parte. Nós do HC estamos fazendo a nossa".

Os novos leitos de UTI covid-19 do HC funcionarão por meio de parceria com a Fundação Hospitalar Santa Terezinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE