Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Hospital Santa Terezinha de Erechim receberá reforço de seis respiradores

Ao todo 60 respiradores foram adquiridos pelo governo do RS.

ASSECOM/RS
por  ASSECOM/RS
14/03/2021 07:06 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Transportados e zelados por equipes da Secretaria da Saúde (SES) desde a empresa Leistung, em Jaraguá do Sul (SC), chegaram a Porto Alegre na noite deste sábado (13/3) mais 60 respiradores beira-leito para distribuir a hospitais gaúchos e ampliar a rede de leitos de UTI SUS para tratar pacientes Covid.

“Partimos de Porto Alegre rumo a Santa Catarina no início da tarde de sexta-feira (12). Na manhã de hoje (sábado, 13), bem cedo, a empresa abriu exclusivamente para retirarmos os equipamentos. Carregamos e pegamos a estrada para voltar, tudo para que os respiradores chegassem de forma rápida, pois sabemos da urgência e temos de fazer a nossa parte”, explica Rosângela Lucena, uma das responsáveis pela Divisão de Gestão do Patrimônio, Materiais e Insumos da SES.

O investimento do Estado na compra emergencial foi de R$ 3,6 milhões. Em função da urgência da SES, a empresa colocou o material em produção durante a tramitação do processo, agilizando a entrega.

Os equipamentos vieram do Estado vizinho em dois caminhões do Estado do RS e foram descarregados e armazenados na Divisão de Suprimentos da SES, na capital. Numa corrida contra o tempo, os respiradores serão catalogados e irão receber a etiqueta de patrimônio do Estado ainda na manhã de domingo (14/3). À tarde (deste domingo), alguns deles já serão entregues a representantes de hospitais.

¨Vamos entregar ainda neste domingo (14) 29 respiradores para sete hospitais que já têm estrutura pronta, inclusive com profissionais habilitados, e podem começar a operar imediatamente seus leitos de UTI. Nos próximos dias, iremos distribuir o restante”, afirma Lisiane Fagundes, diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES.

HOSPITAIS APTOS A RETIRAR OS RESPIRADORES NESTE DOMINGO (14/3):
- Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves: 2 respiradores
- Hospital de Caridade, de Cachoeira do Sul: 5
- Hospital Santa Terezinha, de Erechim: 6
- Hospital São Vicente de Paulo, de Osório: 3
- Hospital de Sapiranga: 5
- Hospital de Santiago: 5
- Hospital de Caridade, de São Jerônimo: 3

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE