Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Hospital Santa Terezinha participa de evento internacional em Chicago

Encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago, nos Estados Unidos aconteceu entre os dias 2 e 6 de junho, é o maior e mais importante do mundo sobre o tema.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
29/06/2023 11:29 – atualizado há 54 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) esteve representada no encontro anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago, nos Estados Unidos. O evento, que aconteceu entre os dias 2 e 6 de junho, é o maior e mais importante do mundo sobre o tema. Nele, são debatidos estudos de ponta que servem como diretrizes na abordagem da jornada dos pacientes com câncer, desde a prevenção até o tratamento da doença.

A Casa de Saúde de Erechim, referência no tratamento para a região com a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) esteve presente na seção de pôster do evento, juntamente com mais 16 unidades do Estado. O trabalho de pesquisa das Unidades do Rio Grande do Sul foi liderado pelas pesquisadoras, doutoras Juliana Giacomazzi e Patrícia Ziegelmann de Porto Alegre.

Conforme explica a oncologista clínica de Erechim, co-autora do estudo, Adriana Wilk, que tem 22 anos de atuação do Santa Terezinha o serviço prestado pela UNACON no Santa é de excelência, não deixando a desejar a outras casas de saúde de padrão nacional que oferecem serviços pelo SUS. “O que fazemos na parte do tratamento oncológico efetivo, buscando o controle e a erradicação dos tumores, é muito bem executado, humanizado e essencial a uma grande região do Rio Grande do Sul”, disse a especialista.

O objetivo da participação no encontro internacional, onde a apresentação do Santa foi conduzida pelo médico oncologista de referência nacional, Fernando Cotait Maluf, foi qualificar a gestão pública de saúde em todas suas esferas, buscando manter uma boa qualidade no registro dos bancos de dados, especialmente sobre diagnóstico, tratamento e sobrevida do paciente com câncer.

Além disso a equidade no acesso às pesquisas, tratamentos avançados e medicamentos utilizados no combate ao câncer também estiveram no centro dos debates nesse, que é o maior congresso de oncologia do mundo.

“O encontro da Asco é um evento importante para a estruturação de pesquisas e formação de grupos cooperativos entre os especialistas. Por isso, a participação do Hospital Santa Terezinha foi muito significativa”, explica a oncologista Adriana Wilk.

A médica também alerta que o câncer se tornará a doença mais incidente e de maior causa de morte no mundo até 2040, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Por isso, investir em pesquisa é primordial. A equidade no acesso aos tratamentos de ponta em toda a jornada do paciente oncológico depende fortemente de um empenho global das instituições médicas e de políticas públicas”, finaliza a médica oncologista de Erechim.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE