Cidade
Hospital Unimed realiza cirurgia inédita em Erechim
Cirurgia Endoscópica da Coluna Vertebral foi conduzida pelo médico Rafael Barreto, que veio de São Paulo a convite do colega erechinense, médico Rodrigo Mocelin
O Hospital Unimed Erechim realizou no dia 4 de junho, a primeira cirurgia endoscópica de coluna vertebral. Inédita no município, a técnica minimamente invasiva foi realizada em um paciente de 52 anos, diagnosticado com estenose do canal espinhal.
Conforme o cirurgião Rafael Barreto, que é referência em cirurgia da coluna e técnicas minimamente invasivas, trata-se de uma evolução da cirurgia de coluna tradicional, que inclusive reduz o tempo de recuperação do paciente, permitindo que retome as atividades físicas e laborais mais rapidamente.
“A cirurgia endoscópica causa menos dano tecidual, preservando o movimento, com menor dor no pós-operatório, permitindo a reabilitação precoce”, explica Rafael Barreto.
Segundo o médico ortopedista e traumatologista Rodrigo Mocelin, a cirurgia endoscópica surge como uma nova possibilidade no município. “Para realizarmos a cirurgia foi preciso alinhar, estudar e compartilhar informações. O procedimento representa o avanço da cirurgia da coluna, uma evolução que queremos trazer para nossa região”, ressalta.
O médico erechinense explica que o procedimento é indicado para o tratamento de hérnias de disco da coluna vertebral (ruptura do disco intervertebral), estenose do canal espinhal (estreitamento do canal onde passam os nervos) e cistos sinoviais (pequenas bolsas com líquidos das articulações da coluna por conta de desgaste).
A equipe que realizou a cirurgia foi composta pelo cirurgião principal, o médico Rafael Barreto, pelo cirurgião auxiliar, médico Rodrigo Mocelin, o instrumentador cirúrgico Maurício Rodrigues de Oliveira, o médico anestesiologista André Rigo, enfermeira Débora Dalla Costa e técnicas de enfermagem: Sandra Mustefaga, Eliane Gasparin, Elisangela Minosso, Raquel Cima, Juciely Dillemburg, além do técnico em radiologia, Fabrício Borelli e o médico Rafael Badalotti, que participou como convidado observador.