HSVP realiza primeiro transplante de fígado do ano em Passo Fundo
Força-tarefa entre profissionais da saúde e Brigada Militar garantiu o sucesso do procedimento, que beneficiou paciente de 45 anos.
Na madrugada desta terça-feira, 1º de julho, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, realizou o primeiro transplante de fígado do ano, beneficiando um paciente de 45 anos, que aguardava pelo procedimento desde 2023.

A operação foi resultado de uma verdadeira força-tarefa, que envolveu equipes da Organização de Procura de Órgãos (OPO 4) e apoio da Brigada Militar, responsável pelo transporte aéreo entre Passo Fundo e o Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, onde foi realizada a captação do órgão por volta das 4h30 da manhã. O retorno e início do transplante no HSVP ocorreram às 7h30, com o procedimento se estendendo por cerca de 14 horas.
A cirurgia foi coordenada pelo cirurgião Gustavo Pileggi Castro, com apoio de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, anestesistas, enfermeiros, técnicos e residentes, todos mobilizados com precisão e agilidade.
Segundo o diretor técnico médico Adroaldo Mallmann, a atuação conjunta em condições climáticas adversas mostra o comprometimento dos envolvidos:
“Enquanto muitos estavam em casa, em uma das madrugadas mais frias da década, nossas equipes e a Brigada Militar estavam na missão de salvar uma vida. Em nome do HSVP, registro nosso profundo respeito e admiração.”

O transplante foi possível graças à compatibilidade entre doador e receptor e à eficiência técnica de toda a equipe, reforçando o papel do HSVP como referência em procedimentos de alta complexidade na região.