Hugo Motta propõe ampliar para 35% a mistura de etanol na gasolina
Em evento em São Paulo, presidente da Câmara defende avanço da chamada “E35” como estratégia para fortalecer biocombustíveis
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (20) em São Paulo que vai “lutar e brigar” para elevar a mistura de etanol anidro na gasolina de 30% para 35%. A declaração ocorreu durante a 25.ª Conferência Internacional Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, onde ele também elogiou o programa Combustível do Futuro — aprovado pelo Congresso e que prevê essa possibilidade de avanço caso haja comprovação técnica pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Atualmente, o percentual obrigatório de etanol na gasolina no Brasil foi elevado para 30% em agosto deste ano, após a aprovação da mudança pelo CNPE. Motta defendeu que o avanço para 35% “fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis” e representará um passo importante para a matriz energética brasileira. Ele ressaltou também a celebração dos 50 anos do ProÁlcool, programa que impulsionou o setor no país, e disse que a Câmara seguirá atenta aos desafios técnicos e regulatórios no setor.