Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

IBGE inicia teste nacional para o Censo 2022 nesta quinta-feira

No Rio Grande do Sul, a testagem será realizada em um bairro da cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
04/11/2021 10:00 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Dando continuidade aos preparativos do Censo 2022, que ocorrerá a partir de junho do próximo ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará, durante todo o mês de novembro e parte de dezembro, um teste nacional para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados no Censo 2022. No Rio Grande do Sul, o teste será realizado a partir desta quinta-feira no bairro Jardim Estalagem, em Viamão, na Região Metropolitana.

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Para realização dos testes foram escolhidas localidades (bairros, distritos, municípios ou comunidades), nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores. Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta (presencial e por telefone ou internet), mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.

Em entrevista à Rádio Guaíba, o diretor de Geociências do IBGE, Cláudio Stenner, afirma que a estimativa é visitar 4 milhões de domicílios. As informações coletadas irão balizar inúmeras pesquisas e ações de políticas públicas. Os resultados deverão ser divulgados dois anos após a realização da amostra. “O censo produz as informações mais básicas para o planejamento de qualquer política pública do país. Para saber, por exemplo, quantas pessoas precisam ser vacinadas, quantas pessoas precisam ir para escola em cada faixa etária e o planejamento urbano de cada município é preciso dar informações do Censo”, explica.

Segundo o órgão, como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido por lei. O Censo 2022 visitará todos os domicílios do país com a utilização de aproximadamente 180 mil recenseadores, 20 mil supervisores e outros 3 mil servidores temporários.

Os recenseadores vão trabalhar uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do IBGE. No colete há também o crachá de identificação, com a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) de cor azul, semelhante a um smartphone. Os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores do IBGE por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Tecnologia

Segundo o IBGE, a operação censitária de 2022 será totalmente informatizada. Além dos novos dispositivos móveis para a coleta (DMC) de dados, bem mais modernos que os de 2010, o IBGE passou a utilizar “nuvens” na internet, para o suporte de comunicações e tráfego de dados, e novos Data Centers com alto desempenho.

Além disso, serão utilizados formulários na web para que os moradores respondam ao Censo pela internet, se desejarem, bem como uma central de atendimento por telefone para apoiar toda a operação, com capacidade para atender os moradores que optarem por entrevistas telefônicas.

O Censo Demográfico da população brasileira não foi realizado neste ano por falta de orçamento. A pesquisa é realizada no Brasil a cada 10 anos e deveria ter sido feita em 2020, mas foi adiada para 2021 por causa da pandemia da covid-19. A última contagem do Censo foi em 2010.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE