Cidade
Idosos precisam enfrentar fila para atualizar cadastro antes de se vacinar contra COVID-19 em Erechim
A Secretaria Municipal de Saúde informou que a espera na hora de fazer o cadastro se dá devido aos trâmites burocráticos do Ministério da Saúde
O município de Erechim trabalha na imunização prioritária a grupos de risco contra COVID-19. Duas modalidades já foram utilizadas pelo município para aplicação da vacina, uma delas o drive-thru realizado no parque da ACCIE e mais recentemente a vacinação em UBS’s pré selecionadas.
No último drive-thru, extensas filas foram registradas e muitas queixas de que não haviam doses de vacinas disponíveis a todos os idosos da faixa etária anunciada pelo município.
Nesta semana alguns idosos procuraram a reportagem do Portal AU Online e relataram através de mensagens que tem enfrentado fila devido a necessidade de atualização do cadastro nas o UBS’s. Familiares também relataram que com a demora no atendimento, os idosos ficam mais expostos aos riscos de contaminação do coronavírus. Em alguns casos a espera na fila para atualização de dados foi de mais de 40 minutos. O fato teria ocorrido nesta segunda-feira, 29, na UBS Centro.
A reportagem do Portal AU Online procurou a Secretaria Municipal de Saúde que através da assessoria de comunicação informou que a espera na hora de fazer o cadastro se dá devido aos trâmites burocráticos do Ministério da Saúde.
A Secretaria disse também que não há como realizar o cadastro de forma virtual e orientou que as pessoas atualizem seu cartão do SUS na unidade básica de saúde de referência, assim, quando chegar a vez de vacinar, já estará com o cadastro pronto.