ERECHIM
IFRS recebe mais de 290 alunos do 9º ano em visitas guiadas pelo campus
Iniciativa em parceria com a Secretaria de Educação busca apresentar estrutura e oportunidades do Ensino Médio Técnico a estudantes da rede municipal.
Mais de 290 alunos do 9º ano de sete escolas da rede municipal de ensino estão participando de visitas ao campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Educação. A proposta é apresentar aos estudantes a estrutura física da instituição, como laboratórios e salas de aula, além de divulgar os cursos técnicos gratuitos e o modelo de Ensino Médio Integrado oferecido pelo IFRS.
Nesta sexta-feira (15), foi a vez dos alunos da EMEF Caras Pintadas conhecerem o campus. Eles foram recepcionados por professores, servidores e estudantes da instituição, que explicaram como funciona a formação técnica aliada ao ensino regular e destacaram as múltiplas possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal oferecidas pela escola.

O diretor do IFRS, Sidnei Dal’ Agnol, ressaltou a relevância de aproximar os jovens do Instituto ainda no 9º ano, momento crucial para decisões educacionais.
“Nosso objetivo é proporcionar um ensino público de qualidade, com formação técnica que ofereça aos jovens qualificação, visão de mercado e das relações humanas. Nada melhor do que eles conhecerem o Instituto e entenderem essas possibilidades nesse momento decisivo”, destacou.
A secretária de Educação, Verenice Lipsch, que acompanhou a visita, reforçou o valor estratégico da ação:
“Durante 10 dias, os estudantes dos nonos anos das nossas escolas estão vindo ao Instituto Federal. É uma preparação para o Ensino Médio, uma chance de conhecer um novo ambiente e ampliar horizontes. Estamos acompanhando de perto essa oportunidade que queremos garantir a cada jovem”, afirmou.

Entre os alunos, a empolgação era evidente. A estudante Cristiane Fátima Lemos contou que já pensa em prestar o processo seletivo para o próximo ano:
“É bem interessante conhecer e poder pensar no que fazer, ainda mais podendo se formar de graça. Vou tentar a prova do IFRS. Gostei muito dos cursos de Química e Biomecânica.”
As visitas continuam nos próximos dias, envolvendo outras escolas da rede municipal. A expectativa é que a experiência incentive os estudantes a buscar novas oportunidades de formação. Atualmente, 20% dos alunos do IFRS são oriundos das escolas municipais, e a iniciativa reforça esse vínculo, promovendo educação pública, gratuita e de qualidade desde os primeiros passos do Ensino Médio.
Fotos: Milena Mezalira - Comunicação PME / SMEd PME