SERVIÇOS PERICIAIS | ALTO URUGUAI
IGP de Erechim poderá receber dois médicos legistas em dezembro e reduzir espera pela liberação de corpos
Possível reforço no Posto Médico-Legal é resultado de tratativas com o governo estadual. Falta de profissionais obriga famílias da região a enfrentar deslocamentos e demora na realização de necropsias.
A falta de médicos legistas em Erechim é um problema antigo, que se torna ainda mais difícil para as famílias quando ocorre uma morte violenta. Além da perda de um familiar, muitas precisam enfrentar a espera pela realização da necropsia e pela liberação do corpo para o sepultamento. Em razão da carência de profissionais no Posto Médico-Legal de Erechim, exames frequentemente precisam ser realizados em outras cidades, como Passo Fundo.

Essa situação poderá começar a mudar ainda neste ano. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) de Erechim está próximo de receber dois novos médicos legistas, com previsão de chegada em dezembro de 2026. A informação foi divulgada por Marcelo Arruda após uma reunião realizada na quinta-feira (15), em Porto Alegre, com o diretor-geral do IGP-RS, Paulo da Cruz Barragan.
A reivindicação vem sendo apresentada ao governo estadual desde 2023, quando Arruda presidia a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU). Segundo ele, a deficiência no atendimento pericial afeta diretamente a população de Erechim e dos municípios vizinhos, especialmente nos casos de acidentes fatais, homicídios e outras mortes que exigem exames médico-legais.
Famílias enfrentam demora e deslocamentos
O encaminhamento de corpos para outros municípios, além de ampliar o tempo necessário para a conclusão dos procedimentos, traz dificuldades para familiares e serviços funerários. Em situações de morte traumática, a demora na liberação também prolonga um momento já marcado pelo sofrimento.
A chegada de dois profissionais poderá ampliar a capacidade de atendimento em Erechim e reduzir a dependência de outras unidades do Estado. No entanto, a efetiva melhoria do serviço dependerá da confirmação das contratações, da organização das escalas e das condições de funcionamento do posto local.
Contratações emergenciais no Estado
A perspectiva de reforço está relacionada à autorização do governo gaúcho para contratar candidatos aprovados no Processo Seletivo Temporário nº 1/2025 do Instituto-Geral de Perícias.
Ao todo, estão previstas 38 contratações temporárias para diferentes regiões do Rio Grande do Sul, sendo 22 peritos médico-legistas e 16 técnicos em perícias. A medida busca atender unidades que enfrentam dificuldades de pessoal e ampliar a realização de exames periciais.
Após a reunião, Marcelo Arruda afirmou que a possibilidade de destinar dois profissionais a Erechim representa um avanço em uma reivindicação que acompanha desde sua passagem pela presidência da AMAU.
"Esta batalha iniciou em 2023, quando presidente da AMAU, e agora está próximo da sua resolução", declarou.
Arruda também defendeu uma discussão mais ampla sobre a estrutura do Instituto-Geral de Perícias, para que o serviço tenha condições permanentes de atender à população gaúcha.
Expectativa para dezembro
Embora a previsão seja de que os dois médicos legistas cheguem em dezembro, a informação ainda depende da confirmação oficial da lotação dos profissionais e do início efetivo das atividades.
Para Erechim e os municípios do Alto Uruguai, o reforço é aguardado principalmente pela possibilidade de realizar mais exames na própria região, evitando deslocamentos e reduzindo o tempo de espera das famílias pela liberação dos corpos.
Mais do que uma questão administrativa, a falta de médicos legistas interfere diretamente no atendimento prestado à população em momentos de perda. A expectativa agora é que a previsão de dezembro se confirme e represente uma melhoria concreta no serviço.