Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

IGP de SC entrega novos equipamentos com tecnologia avançada de informática forense

O IGP utiliza a ferramenta desde 2015, e agora contemplará todas as unidades de perícia

Secom/GovSC
por  Secom/GovSC
11/04/2021 20:14 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em 15 dias, todas as gerências do Instituto Geral de Perícias de SC (IGP/SC) estarão operando com ferramentas de tecnologia padronizada nos setores de informática forense. Iniciou-se nesta semana, na Gerência Mesorregional de Perícias de Criciúma, a etapa das entregas de novos equipamentos israelenses Cellebrite/UFED. Essa tecnologia é determinante para a resolução de casos na área de informática forense, como o da morte do menino Henry Borel, de repercussão nacional, ocorrida em março no Rio de Janeiro.

O IGP utiliza a ferramenta desde 2015, e agora contemplará todas as unidades de perícia. A informática forense representa 20% da demanda pericial do Instituto de Criminalística em Santa Catarina. Somente em 2020, foram mais de cinco mil exames realizados.

Fotos: Divulgação / IGP

Os equipamentos Cellebrite oferecem a tecnologia mais avançada em relação à recuperação de dados em dispositivos digitais. O sistema é capaz de desativar bloqueios complicados, superar barreiras de criptografia que impeçam que evidências críticas apareçam e recuperar conteúdos excluídos, obtendo o máximo de dados dos dispositivos.

O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, enfatiza a importância da parceria realizada com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no início deste ano. Quatro equipamentos foram adquiridos com recursos próprios do IGP e outros oito, entregues agora, são resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado com o MPSC. “Agradecemos ao Ministério Público por valorizar e acreditar na perícia catarinense, trabalhando junto ao IGP para esta importante aquisição”, destaca o perito-geral.

Segundo o diretor do Instituto de Criminalística do IGP, Tiago Petry, as perícias em informática forense representam, atualmente, a maior demanda por exames periciais no Instituto de Criminalística. “O IGP planejou e agora executa esse importante passo em direção à padronização e modernização para a perícia criminal na área de informática forense”, destaca.

Sobre a entrega dos equipamentos

A entrega está sendo feita de forma presencial pela direção do Instituto de Criminalística do IGP, que associa a visita às unidades com reunião de atualização e alinhamento com os gestores locais.

Na próxima semana as entregas serão realizadas às unidades de Chapecó, Caçador e Lages; e em 14 dias aos IGP de Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú.

Fotos: Divulgação / IGP
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE