CONQUISTA IMPORTANTE

IGP Erechim terá dois médicos-legistas

Projeto de Lei para contratação emergencial de profissionais foi reivindicado pelo deputado Paparico Bacchi e aprovado na ALRS, nesta terça-feira (29).

Por Redação VL Publicado em 30/04/2025 13:51 - Atualizado em 30/04/2025 13:57

Mais uma das inúmeras conquistas para Erechim e o Alto Uruguai passa pelo esforço e trabalho do deputado Paparico Bacchi. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) fará a contratação emergencial de dois médicos-legistas e um auxiliar de perícias para realizar atendimento no município.

O deputado Paparico já havia encaminhado um ofício ao IGP em janeiro deste ano solicitando providências para o aumento de efetivos. Segundo o parlamentar, a falta de profissionais especializados faz com que a assistência precise vir de um centro maior ou encaminhar os corpos das vítimas para Passo Fundo, Carazinho ou Soledade. “É um projeto que de certa forma oferece agilidade para verificação das ocorrências e permite ter esses profissionais de prontidão, mesmo eles não sendo concursados”, comentou.

Crédito da foto: Fernando Gomes/ALRS

O PL nº 96/2025 foi aprovado durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (29), e recebeu 52 votos favoráveis. Ao todo, serão admitidos 38 servidores para exercerem funções no IGP, sendo 22 para o cargo de perito médico-legista e 16 para o cargo de auxiliar de perícias, distribuídos nos municípios de Rio Grande, Frederico Westphalen, Erechim, Santa Rosa, Alegrete, Uruguaiana, Camaquã, Santana do Livramento, Lagoa Vermelha, Três Passos e Bagé. As contratações serão válidas pelo prazo de 12 meses, podendo ser prorrogadas pelo mesmo período.

IGP Erechim

O único médico-legista em Erechim atende 40 horas por semana, nas quartas e quintas-feiras. Os dias descobertos, quando há ocorrência, é necessário que um profissional de outro centro viaje até Erechim. O IGP conta com três auxiliares de necropsia e um papiloscopista, além de dois funcionários para atendimento ao público remunerados pelo Consepro.
O IGP do município faz a cobertura de atendimento em 40 municípios da região e os serviços de necropsia são feitos no Hospital de Caridade.