Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

IGP-M alto requer negociação de aluguéis, diz empresário

O IGP-M acumulado do ano foi superior a 25%. O índice usado para reajuste de alugueis força inquilinos a negociar com donos de imóveis.

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
03/02/2021 18:20 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os valores dos alugueis de imóveis são reajustados anualmente levando em consideração o Índice Geral de Preços Mercado, o IGP-M que acelerou em janeiro de 2021, fazendo com que o acumulado nos últimos 12 meses chegasse aos 25,31%.

A forte alta do índice no último ano trouxe preocupação para locadores e locatários, uma vez que todos foram afetados pela crise econômica instalada no país.

De acordo com o Diretor da Simão Imóveis, Evandro Luís Fhynbeen, o IGP-M tem subido muito nos últimos meses devido ao impacto da disparada do dólar e dos preços das commodities, como a soja e minério de ferro. “Tivemos uma elevação nos últimos meses em razão da pandemia, já que as empresas pararam de produzir e a demanda cresceu muito, fazendo com que faltassem produtos e isso acaba influenciando no índice de correção”, explicou. Fhynbeen acredita que em algum tempo tudo volte à normalidade.

O diretor da Simão Imóveis orienta que a negociação é o ideal em momentos de crise.

“Nossa sugestão aos inquilinos é que se o seu aluguel ficou fora dos preços praticados em imóveis semelhantes, procure a negociação. Acreditamos que os proprietários agirão de bom senso”, explicou.

Fhynbeen disse que os proprietários dos imóveis levarão em conta se o inquilino for um bom pagador, se tem a pretensão de ficar no imóvel por um longo tempo, se conserva bem o local e se respeita as regras do condomínio. 

“Além disso, não é bom negócio para o proprietário ficar com o imóvel vazio, tendo que pagar IPTU e condomínio todos os meses. “O equilíbrio é sempre o melhor negócio” concluiu Evandro.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE