Cidade

Imagens de satélite mostram dimensão das inundações causadas pela chuva no RS

As imagens, que foram captadas e divulgadas pela empresa Planet Labs, mostram o antes e depois das enchentes nas bacias dos rios Jacuí e Taquari.

Por Metsul Publicado em 10/09/2023 21:45 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Imagens de satélite mostram a enorme dimensão das enchentes no Rio Grande do Sul, causadas por evento de chuva extrema que atingiu o estado no começo desta semana. As imagens, que foram captadas e divulgadas pela empresa Planet Labs, mostram o antes e depois das enchentes nas bacias dos rios Jacuí e Taquari. 

O balanço atualizado deste domingo da Defesa Civil do Rio Grande do Sul indicou um aumento no número de mortos pela chuva do começo desta semana no estado. São agora 46 mortos.

A primeira comparação mostra uma composição de imagens de satélite dos dias 17 de agosto (esquerda) e 9 de setembro (direita) perto de Roca Sales, na bacia do Rio Taquari, uma das áreas mais afetadas pelas enchentes.

PLANET LABS PBC/AFP/METSUL METEOROLOGIA 

Já a segunda comparação mostra a área do município de Charqueadas no dia 26 de agosto, sem inundação (esquerda) e no dia 8 de setembro com inundações causadas pela cheia do Rio Jacuí. A área de Charqueadas está na região de confluência dos rios Taquari e Jacuí, a Oeste da Grande Porto Alegre.

PLANET LABS PBC/AFP/METSUL METEOROLOGIA 

Na terceira composição se observa o Rio Taquari, entre os morros do Vale do Taquari, antes e depois das enchentes. Na imagem divulgada pela Planet Labs, que não foi feita no ápice da cheia que tinha céu encoberto na terça (5), se nota como o rio Taquari ainda estava cheio.

PLANET LABS PBC/AFP/METSUL METEOROLOGIA 

A cheia do Rio Taquari foi de proporções históricas e atingiu níveis que somente foram vistos uma vez desde o começo das medições no século 19, portanto em 150 anos de leituras do rio. O nível medido em Estrela e informado pela Prefeitura da cidade chegou a 29,62 metros. A cota medida é a segunda maior já aferida na cidade. O nível de 29,62 metros se aproximou do recorde oficial de 29,92 metros, da grande enchente no Rio Grande do Sul de maio de 1941. 

A chuva extrema que atingiu o estado inicialmente foi consequência de ar quente e úmido sobre o Rio Grande do Sul. Ganhou muita força com uma área de baixa pressão que estava sobre o estado e na sequência pelo deslocamento de uma frente fria. Nenhum ciclone estava sobre o Rio Grande do Sul no momento em que ocorreram as precipitações extremas.

Leia a matéria completa em: https://metsul.com/imagens-de-...

Conteúdo relacionado

Termos relacionados