Imersão em Ecologia de Campo qualifica formação de mestres da URI

Acadêmicos e professores passaram quatro dias no Parque Estadual Fritz Plaumann realizando atividades práticas de pesquisa e vivenciando conceitos essenciais da ecologia.

Por Redação/Ascom URI Publicado em 18/11/2025 08:23 - Atualizado em 18/11/2025 08:55

O Mestrado em Ecologia da URI promoveu, entre 13 e 16 de novembro, no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia (SC), uma imersão da disciplina de Ecologia de Campo. Durante quatro dias, acadêmicos e professores permaneceram na unidade de conservação, dedicados a atividades práticas de pesquisa.

Ministrada pelos professores Vanderlei Decian e Rodrigo Fornel, a disciplina teve como objetivo orientar estudos em diversas áreas da ecologia, incluindo coleta e identificação de organismos, medições de parâmetros ambientais e análises estatísticas. Os trabalhos abordaram diferentes perspectivas ecossistêmicas e de ecologia de comunidades, como diversidade de invertebrados, efeito de borda na vegetação, impactos de espécies exóticas invasoras, gradientes de habitat e colonização de fungos macroscópicos, entre outros temas.

De acordo com o professor Rodrigo Fornel, a disciplina é essencial para a formação dos futuros mestres em Ecologia, pois permite vivenciar no campo os conteúdos discutidos em sala de aula. Além disso, os estudantes elaboram seminários, produzem relatórios em formato de artigo científico e participam de trocas de experiências enriquecedoras.