Mundo

Imigrantes ilegais brasileiros são encontrados em carroceria de caminhão na fronteira dos EUA

Foram encontrados, ao todo, 49 imigrantes ilegais do Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru.

Por O Sul Publicado em 26/09/2021 19:57 - Atualizado em 03/06/2024 10:15

Imigrantes brasileiros foram encontrados na carroceria de um caminhão tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos (EUA), na fronteira do México com Sierra Blanca, no Texas. A operação foi feita por agentes de fronteira dos EUA no dia 16 de setembro.

Foram encontrados, ao todo, 49 imigrantes ilegais do Brasil, Equador, El Salvador, Honduras, Guatemala, México e Peru. O Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA não especificou quantos deles eram brasileiros.

Foto: Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira dos EUA

Os imigrantes foram encontrados quando o caminhão passava por um ponto de inspeção de imigração de Sierra Blanca, segundo os agentes. O motorista do caminhão tinha visto americano. Ele foi detido e encaminhado ao Departamento de Segurança Interna dos EUA para ser processado.

Todos os imigrantes passaram por uma avaliação médica e também serão processados, informou o Departamento de Alfândega e Proteção de Fronteira em seu site no dia 17 de setembro.

Dados do órgão de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos obtidos pela BBC mostram que, de outubro de 2020 a agosto de 2021, 46.410 brasileiros foram detidos ao cruzar ilegalmente a fronteira sul do país através do México — um recorde.

Brasileiros detido no Arizona

A notícia chega em um momento de novas atenções voltadas à fronteira do México e dos EUA, com mais apreensões de migrantes que tentam entrar clandestinamente em solo americano.

Um grupo de 140 brasileiros foi detido no estado do Arizona. Câmeras de segurança flagraram a entrada desse grupo, e guardas de fronteiras interromperam a travessia.

De acordo com as autoridades locais, os agentes de fronteira têm encontrado mais de 600 migrantes por dia, um aumento de mais de 2.000% em relação ao ano passado.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados