Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Imposto de Renda: é possível deduzir gastos com pets no IR 2023?

Quem tem gato, cachorro, pássaro ou qualquer animal de estimação sabe que os gastos são elevados.

R7
por  R7
25/03/2023 07:58 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Ter um animal de estimação, seja ele um cachorro, um gato, um pássaro ou qualquer outro pet, traz muitas alegrias aos tutores, mas também muitas despesas.

Quando o bichinho fica doente, levá-lo ao veterinário pode sair bem caro. Isso sem falar dos gastos com remédios, vacinas, ração, banhos, brinquedos... Será que é possível deduzir alguma dessas despesas no Imposto de Renda 2023?

A resposta é não. Nenhuma mesmo. Nem veterinário, nem vacina, remédio. Nada.

O motivo é que só é possível deduzir despesas médicas com o titular, os seus dependentes ou alimentandos. Os animais de estimação não se encaixam nessas categorias.

Além disso, vale lembrar que a Receita não permite deduzir gastos com vacina ou remédios nem mesmo para os seres humanos.

Quais são as despesas médicas dedutíveis?

As despesas médicas ou de hospitalização dedutíveis são: pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE