Cidade

Inaugurado espaço físico do Memorial Legislativo de Erechim no subsolo da Câmara de Vereadores

Solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), local tem diversos painéis com a história da política municipal, além de itens históricos e honrarias da Câmara

Por Assessoria Prefeitura de Erechim Publicado em 26/10/2023 21:45 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

O espaço físico do Memorial Legislativo de Erechim, localizado no subsolo da Câmara de Vereadores, foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (26), com solenidade especial no plenário e transmissão, ao vivo, pela TV Câmara em seu canal no YouTube. A mesa foi composta pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, o presidente do Poder Legislativo, Sergio Bento, a secretária da Fazenda, Ana Oliveira, a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, e representando todas as vereadoras, Terezinha Pezzin, e todos os vereadores, Ivan Zanardo. Estavam na cerimônia, também, o vice-prefeito, Flavio Tirello, secretários municipais, vereadores, ex-parlamentares, representantes de entidades, empresários, servidores, imprensa e público em geral. Na ocasião, o ex-vereador, Luiz de Brito, foi homenageado, por ser o parlamentar com maior número de mandatos.

Câmara de Vereadores

Na abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, disse que “todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem escrevê-la”, citando Oscar Wilde. Para o vereador, “acompanhar a história do Legislativo é ensinar com os erros e continuar com os acertos, e, principalmente, inspirar pessoas para dar continuidade ao trabalho honroso de vereadoras e vereadores”.

“Eternizar a história”

A coordenadora do projeto, vereadora licenciada, atual secretária da Fazenda, Ana Oliveira, ressalta que o “intuito do Memorial Legislativo de Erechim é eternizar a nossa cultura”. A secretária destacou, também, a parceria dos vereadores na aprovação dos grandes projetos para a cidade, assim como o projeto do Memorial, demonstrando companheirismo e lealdade, elevando os princípios da ética e da democracia.

Ana destacou, também, o trabalho, parceria, dedicação dos servidores, integrantes da Diretoria de Comunicação, TV Câmara, Secretaria de Cultura e Esporte e do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, que realizaram um trabalho voluntário. “Insisto em dizer que este é um projeto da atual legislatura. Grandes projetos são realizados em equipe, nunca sozinho. Este espaço que estamos colocando à disposição da comunidade é o registro oficial e perene da construção da democracia”, enfatiza a secretária, Ana Oliveira.

Homenageado

O ex-vereador, Luiz de Brito, foi homenageado, por ser o parlamentar com maior número de mandatos. “Sempre discutimos os problemas de nossa cidade e sempre procuramos fazer o melhor para Erechim. Todas decisões passam por este plenário e, infelizmente, a comunidade, às vezes, não sabe disso. E, se o Executivo vai bem é porque a casa Legislativa contribuiu”, observa Luiz de Brito.

“Muito obrigado a todos”

O prefeito, Paulo Polis, lembrou que há muito tempo Erechim precisava de um Memorial para mostrar a esta e outras gerações como se construiu a cidade. “Somos, hoje, a 18a maior economia do Rio Grande do Sul, que oferece educação de qualidade da creche até a universidade. Temos uma rede de saúde eficiente, com UBSs e hospital regional. Vivemos o pleno emprego, e, nestes últimos três anos o município gerou quase quatro mil postos de trabalho. Estamos gerando oportunidades, expectativa de vida para esta e as próximas gerações”, ressalta o prefeito Polis.

“Tudo que foi construído nestes 105 anos foi feito com a parceria do Poder Legislativo, porque as duas casas não podem tocar notas diferentes. E uma coisa é certa, as parcerias estratégicas são fundamentais. A cidade só avança quando ela consegue construir pontes. Então, precisamos entender um pouco da nossa história - e este Memorial vem com esta lógica - para ver a construção que foi feita ao longo destes 105 anos”, comenta Polis.

“Todos os grandes debates passam por esta casa e é assim que tem que ser, porque aí as revoluções acontecem. Podemos ter diferenças ideológicas, partidárias, de times de futebol e até religião, mas não podemos esquecer que estamos num barco chamado Erechim, e precisamos remar na mesma direção, na mesma braçada”, enfatiza o prefeito.

“O povo que não cuida da sua história tem dificuldade de construir o seu futuro. Aqui há tantas lideranças políticas masculinas e femininas, que construíram pilares estratégicos e fundamentais para Erechim ser o que é hoje. Muito obrigado aos vereadores, suplentes, ex-vereadores, servidores da câmara, pelo tempo dedicado, talento, ao trabalho de vocês, é por isso que Erechim é esta cidade firme, que dá frutos cada vez melhores”, ressalta o prefeito Polis.

Memorial Legislativo de Erechim

O espaço conta com diversos painéis que trazem as seguintes informações: apresentação do projeto e do grupo de trabalho envolvido; a legislatura responsável pela implantação do Memorial; galeria física de vereadoras; história detalhada do Poder Legislativo erechinense; linha do tempo de acontecimentos políticos; hinos e símbolos municipais, além de exposição de itens históricos, honrarias concedidas pelos parlamentares e a simulação de como eram os gabinetes dos vereadores no passado.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados