Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Inaugurado espaço físico do Memorial Legislativo de Erechim no subsolo da Câmara de Vereadores

Solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira (26), local tem diversos painéis com a história da política municipal, além de itens históricos e honrarias da Câmara

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
26/10/2023 21:45 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

O espaço físico do Memorial Legislativo de Erechim, localizado no subsolo da Câmara de Vereadores, foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira (26), com solenidade especial no plenário e transmissão, ao vivo, pela TV Câmara em seu canal no YouTube. A mesa foi composta pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, o presidente do Poder Legislativo, Sergio Bento, a secretária da Fazenda, Ana Oliveira, a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, e representando todas as vereadoras, Terezinha Pezzin, e todos os vereadores, Ivan Zanardo. Estavam na cerimônia, também, o vice-prefeito, Flavio Tirello, secretários municipais, vereadores, ex-parlamentares, representantes de entidades, empresários, servidores, imprensa e público em geral. Na ocasião, o ex-vereador, Luiz de Brito, foi homenageado, por ser o parlamentar com maior número de mandatos.

Câmara de Vereadores

Na abertura, o presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, disse que “todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem escrevê-la”, citando Oscar Wilde. Para o vereador, “acompanhar a história do Legislativo é ensinar com os erros e continuar com os acertos, e, principalmente, inspirar pessoas para dar continuidade ao trabalho honroso de vereadoras e vereadores”.

“Eternizar a história”

A coordenadora do projeto, vereadora licenciada, atual secretária da Fazenda, Ana Oliveira, ressalta que o “intuito do Memorial Legislativo de Erechim é eternizar a nossa cultura”. A secretária destacou, também, a parceria dos vereadores na aprovação dos grandes projetos para a cidade, assim como o projeto do Memorial, demonstrando companheirismo e lealdade, elevando os princípios da ética e da democracia.

Ana destacou, também, o trabalho, parceria, dedicação dos servidores, integrantes da Diretoria de Comunicação, TV Câmara, Secretaria de Cultura e Esporte e do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, que realizaram um trabalho voluntário. “Insisto em dizer que este é um projeto da atual legislatura. Grandes projetos são realizados em equipe, nunca sozinho. Este espaço que estamos colocando à disposição da comunidade é o registro oficial e perene da construção da democracia”, enfatiza a secretária, Ana Oliveira.

Homenageado

O ex-vereador, Luiz de Brito, foi homenageado, por ser o parlamentar com maior número de mandatos. “Sempre discutimos os problemas de nossa cidade e sempre procuramos fazer o melhor para Erechim. Todas decisões passam por este plenário e, infelizmente, a comunidade, às vezes, não sabe disso. E, se o Executivo vai bem é porque a casa Legislativa contribuiu”, observa Luiz de Brito.

“Muito obrigado a todos”

O prefeito, Paulo Polis, lembrou que há muito tempo Erechim precisava de um Memorial para mostrar a esta e outras gerações como se construiu a cidade. “Somos, hoje, a 18a maior economia do Rio Grande do Sul, que oferece educação de qualidade da creche até a universidade. Temos uma rede de saúde eficiente, com UBSs e hospital regional. Vivemos o pleno emprego, e, nestes últimos três anos o município gerou quase quatro mil postos de trabalho. Estamos gerando oportunidades, expectativa de vida para esta e as próximas gerações”, ressalta o prefeito Polis.

“Tudo que foi construído nestes 105 anos foi feito com a parceria do Poder Legislativo, porque as duas casas não podem tocar notas diferentes. E uma coisa é certa, as parcerias estratégicas são fundamentais. A cidade só avança quando ela consegue construir pontes. Então, precisamos entender um pouco da nossa história - e este Memorial vem com esta lógica - para ver a construção que foi feita ao longo destes 105 anos”, comenta Polis.

“Todos os grandes debates passam por esta casa e é assim que tem que ser, porque aí as revoluções acontecem. Podemos ter diferenças ideológicas, partidárias, de times de futebol e até religião, mas não podemos esquecer que estamos num barco chamado Erechim, e precisamos remar na mesma direção, na mesma braçada”, enfatiza o prefeito.

“O povo que não cuida da sua história tem dificuldade de construir o seu futuro. Aqui há tantas lideranças políticas masculinas e femininas, que construíram pilares estratégicos e fundamentais para Erechim ser o que é hoje. Muito obrigado aos vereadores, suplentes, ex-vereadores, servidores da câmara, pelo tempo dedicado, talento, ao trabalho de vocês, é por isso que Erechim é esta cidade firme, que dá frutos cada vez melhores”, ressalta o prefeito Polis.

Memorial Legislativo de Erechim

O espaço conta com diversos painéis que trazem as seguintes informações: apresentação do projeto e do grupo de trabalho envolvido; a legislatura responsável pela implantação do Memorial; galeria física de vereadoras; história detalhada do Poder Legislativo erechinense; linha do tempo de acontecimentos políticos; hinos e símbolos municipais, além de exposição de itens históricos, honrarias concedidas pelos parlamentares e a simulação de como eram os gabinetes dos vereadores no passado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE