ERECHIM
Inicia em Erechim a 5ª turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural
O primeiro módulo desta edição 2025, acontece nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/03), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).
Um grupo de 34 jovens da região do Alto Uruguai está em Erechim participando da 5ª turma do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para Juventude Rural, promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O primeiro módulo desta edição 2025, acontece nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/03), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).

No primeiro dia de curso, os jovens, juntamente com seus pais, foram recepcionados pela gerente regional Fernanda Tacca Angonese, pela assistente técnica regional, Nádia da Rosa, e pela coordenadora do Cetre, Rosangela Montepó. Também acompanharam os jovens os extensionistas dos 17 municípios do Alto Uruguai dos quais eles são oriundos.
A programação seguiu com a palestra do superintendente Regional do Sicoob Crediauc SC/RS, Rafael Márcio Hall, que falou das potencialidades da agricultura familiar como forma de organização social, cultural, econômica e ambiental, da produção e da permanência dos jovens no campo. A gerente da agência da Sicoob de Erechim, TatianeToso Bertolla, apresentou um panorama do Sistema Sicoob, bem como a expansão e as vantagens sociais da cooperativa de crédito. Também representou o Sicoob, o gerente de Relacionamento Agro, Guilherme Machado.

O curso teve continuidade com a realização da dinâmica "Sonhos", na qual os jovens e seus pais relataram suas expectativas quanto ao curso. Os jovens disseram que buscam conhecimento, novas experiências, novas amizades, novas oportunidades, ampliar os conhecimentos para aplicar em suas propriedades. Os pais também respaldaram as perspectivas de seus filhos. A atividade foi conduzida pela extensionista e psicóloga Joice Schneider Marmentini.

O curso tem como objetivo contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural para serem protagonistas e empreendedores no processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental, reforçando perspectivas de sucessão familiar.
O curso é ministrado por um grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar e será realizado em seis módulos durante o ano de 2025, sendo o próximo módulo previsto para os dias 28 e 29 de abril.

Durante o curso, serão trabalhados os seguintes eixos temáticos: relações interpessoais, relacionamento familiar, gestão na propriedade rural, meio ambiente, segurança e soberania alimentar, bovinocultura de leite, recursos naturais – solo e água, fruticultura, secagem e armazenagem de grãos
No final do curso, os jovens devem apresentar um projeto produtivo que deverá ser aplicado nas propriedades rurais.
Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar