Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Inicia o processo de Consulta Popular no Alto Uruguai

Evento que reuniu prefeitos e representantes de várias entidades aconteceu no início desta semana em Erechim.

Assessoria da AMAU
por  Assessoria da AMAU
27/07/2022 19:23 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), o Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU), Conselho Regional de Desenvolvimento do Norte do Estado (CREDENOR) e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizaram, na tarde da última segunda-feira (25)  a Planária Regional Ampliada, que deu início ao processo de atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional - PED, para o período 2022/2030 e o Lançamento da Consulta Popular 2022/2023. 

O evento contou com a participação de lideranças dos 32 municípios da Região Alto Uruguai e foi realizado no Auditório da URI Erechim.

A assembleia foi conduzida pelo presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, pelo presidente do CIRAI, o prefeito de Jacutinga Beto Bordin, o presidente do CREDENOR, e pelo diretor da URI Erechim Paulo Giollo, contou com a presença da Coordenadora da Consulta Popular do Estado, Bruna Bloss, que apresentou a programação da Consulta para este ano.

A iniciativa deve destinar R$ 55 milhões a serem incluídos no Orçamento do Estado para o ano que vem. 

A região do Corede Norte vai ser contemplada com R$ 1 milhão e 571 mil, um valor superior à Consulta de 2021. 

A votação para a Consulta Popular, informou ela, vai ocorrer entre os dias 14 e 23 de novembro.

A assembleia também discutiu o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional que vai precisar ser atualizado. 

O tema foi exposto pelos professores Vanderlei Decian e Julio Cezar Brancher, que detalharam o que foi ou não realizado nas metas traçadas em 2015 e a necessidade de atualização e inclusão de novas metas até 2030. 

Essas decisões são importantes para orientações para futuros investimentos de acordo com a identificação econômica de cada microrregião.

O passo seguinte, agora, é realizar os encontros microrregionais, onde as lideranças poderão sugerir alternativas que possam trazer o desenvolvimento das comunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE