Inscrição no CNU pode ser paga de forma digital pelo PagTesouro
Plataforma do Tesouro Nacional aceita Pix, cartão de crédito e carteira digital, com processamento rápido e mais praticidade para os candidatos.
Os candidatos ao Concurso Nacional Unificado (CNU) podem pagar a inscrição de forma totalmente eletrônica pelo PagTesouro, sistema do Tesouro Nacional que substitui a GRU tradicional. A plataforma aceita Pix, cartão de crédito (com possibilidade de parcelamento, dependendo do provedor) e saldo em carteira digital (sem parcelamento). Pagamentos via Pix e cartão são processados rapidamente, enquanto o boleto gerado pela GRU pode levar até três dias úteis. O PagTesouro, já usado no Enem, agora está disponível em cerca de 40 órgãos federais.
A plataforma permite que tanto o contribuinte como o órgão arrecadador visualizem o pagamento poucos minutos após sua finalização. Todas as instituições financeiras que operam o Pix aceitam pagamentos do PagTesouro.
Como usar
Para efetuar pagamentos pelo PagTesouro, é necessário que o serviço esteja disponível no site do órgão público. Assim que o cidadão pedir um serviço, o logotipo da plataforma aparecerá na página. Basta clicar nele e escolher a forma de pagamento desejada: Pix, cartão de crédito ou carteira digital.
Caso queira pagar por meio de Pix, deverá abrir o aplicativo da instituição de pagamento e apontar a câmera do celular para o código QR que aparecerá na tela. Também é possível copiar o código que aparece no site do órgão público e colar no aplicativo do banco. Após seguir as instruções e finalizar o pagamento, a comprovação será apresentada automaticamente na tela.
Quem pagar por cartão de crédito deve escolher a opção correspondente e escolher um dos Prestadores de Serviço de Pagamento (PSP) apresentados. Na cartão de crédito, pode ocorrer uma cobrança adicional de tarifa, que será detalhadamente descrita, para então prosseguir com a confirmação do pagamento.
No pagamento por cartão de crédito, o contribuinte também pode parcelar o débito. O órgão público, no entanto, receberá o valor à vista. O parcelamento segue a lógica do comércio tradicional.