SAIBA O QUE MUDOU
Inscrições do Sisu 2026 começam nesta segunda-feira
Sistema oferece quase 275 mil vagas em universidades públicas e passa a aceitar notas de três edições do Enem
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 começam nesta segunda-feira (19) e seguem até as 23h59 do dia 23 de janeiro. Nesta edição, o programa disponibiliza 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação, oferecidos por 136 instituições públicas de ensino superior em todas as regiões do país.

Podem participar estudantes que tenham realizado ao menos uma das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 ou 2025 —, desde que tenham obtido nota superior a zero na redação e concluído o ensino médio. Até o ano passado, apenas candidatos que haviam feito a última edição do exame podiam concorrer às vagas.
O resultado da chamada regular do Sisu 2026 será divulgado no dia 29 de janeiro. Assim como ocorre desde 2024, o programa terá apenas uma edição no ano, e os estudantes selecionados poderão iniciar o curso no primeiro ou no segundo semestre, conforme a organização acadêmica de cada instituição.
Durante o período de inscrições, o candidato pode escolher até dois cursos, em instituições públicas de 26 unidades da federação — Rondônia é o único estado que não participa do Sisu. As opções podem ser alteradas quantas vezes o estudante desejar até o encerramento do prazo, valendo sempre a última escolha registrada no sistema.
Um dos principais “truques” para aumentar as chances de aprovação é acompanhar diariamente a nota de corte e a posição do candidato no sistema. Esse acompanhamento permite ajustes estratégicos nas escolhas, especialmente em cursos mais concorridos, aumentando as possibilidades de classificação.
O Sisu é o principal programa de acesso ao ensino superior público no país e utiliza exclusivamente as notas do Enem como critério de seleção. A recomendação é que os candidatos façam a inscrição com atenção aos critérios de cada curso e utilizem todo o período disponível para avaliar as melhores opções.