Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Inscrições para concurso da Receita Federal começam nesta segunda

Candidatos podem se inscrever até as 16h de 19 de janeiro de 2023.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
12/12/2022 11:11 – atualizado há 7 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Estão abertas a partir desta segunda-feira (12) as inscrições para o concurso público da Receita Federal, com 469 vagas de analista tributário e 230 de auditor fiscal. Ao todo, são 699 oportunidades para quem tem nível superior em qualquer área de formação.

As remunerações iniciais são de R$ 21.029,09 para o cargo de auditor fiscal e de R$ 11.684,39 para analista tributário. Os interessados têm até as 16h de19 de janeiro de 2023 para se inscrever pelo site da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O certame será realizado em duas etapas. A primeira terá prova objetiva, prova discursiva (ambas de caráter eliminatório e classificatório) e pesquisa de vida pregressa — de caráter eliminatório. Já a segunda etapa é o curso de formação profissional, também de caráter eliminatório.

Provas

As provas objetivas e discursivas serão aplicadas em todas as capitais do país, na provável data de 19 de março, com 140 questões de múltipla escolha de conhecimentos básicos e específicos. Para o cargo de auditor fiscal, a prova discursiva apresentará duas questões sobre o conteúdo programático de conhecimentos específicos. Já os candidatos ao cargo de analista tributário terão que responder uma questão discursiva de conhecimentos específicos.

Os candidatos aprovados nas provas serão convocados para a realização da Pesquisa de Vida Pregressa. Trata-se de etapa eliminatória, e o candidato será considerado recomendado ou não recomendado. Essa etapa examina o perfil social do candidato sobre a vida pregressa e atual, social, funcional, civil e criminal.

O levantamento serve para apontar se existe incompatibilidade do candidato para exercer funções inerentes aos cargos previstos no edital, dada a natureza e o grau de responsabilidades pertinentes ao cargo.

Curso de Formação

O curso de formação será online, com provas realizadas presencialmente em até cinco cidades: Brasília (DF), Manaus (AM), Recife (PE), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). Está prevista também uma semana de integração presencial dos candidatos. O candidato classificado para essa etapa deverá informar, no ato da matrícula do curso, em qual polo deseja realizar as provas presenciais e participar da semana de integração.

A alocação dos candidatos em cada polo considerará a classificação obtida na primeira etapa do concurso, a ordem de preferência indicada pelo candidato e a disponibilidade de vagas em cada polo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE