Inscrições para o Programa Municipal de Incentivo à Produção de Silagem seguem abertas até o dia 20 de janeiro
Programa de uma parceria da Prefeitura de Erechim e da Câmara de Vereadores oferece incentivo financeiro a agricultores familiares para a produção de silagem, com inscrições na Rua Gonçalves Dias, 22 – Centro
A Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, segue com inscrições abertas até 20 de janeiro de 2026 para produtores interessados em aderir ao Programa Municipal de Incentivo à Produção de Silagem, instituído pela Lei nº 7.742. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a produção leiteira e a pecuária de corte no município, por meio de apoio financeiro a agricultores familiares na safra 2025/2026.

O programa é voltado a agricultores familiares de Erechim que produzem milho para silagem, destinado ao consumo dentro da própria propriedade, especialmente para alimentação de rebanhos leiteiros e para a engorda de gado de corte. A ação busca garantir segurança alimentar animal, reduzir custos de produção e ampliar a sustentabilidade das propriedades rurais.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, destaca a importância do programa como ferramenta de apoio direto ao setor rural. “Este programa é uma forma concreta de apoiar o agricultor familiar, garantindo melhores condições para a produção de alimento para os rebanhos e fortalecendo atividades essenciais como a cadeia do leite e da carne. É um investimento direto na sustentabilidade das propriedades e no desenvolvimento econômico do meio rural de Erechim”, afirma.
Incentivo financeiro
A política pública é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Erechim e a Câmara de Vereadores, prevendo incentivo financeiro de até R$ 500,00 por hectare, limitado a cinco hectares por produtor. O valor total destinado ao programa é de até R$ 123.213,52, proveniente de uma Emenda Impositiva do vereador Balen da Feira. O valor final a ser pago por hectare será definido após o encerramento das inscrições e a validação da área total habilitada, mediante vistorias técnicas.
Podem participar agricultores familiares que possuam Talão de Produtor e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), com área de plantio de até cinco hectares exclusivamente destinada à produção de milho para silagem.
Inscrições e vistorias

As inscrições devem ser realizadas até a próxima terça-feira, dia 20 de janeiro, diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, localizada na Rua Gonçalves Dias, 22 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
A análise e validação das áreas inscritas contarão com vistorias técnicas, envolvendo a Emater-RS/Ascar e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (CONDESA).