ECONOMIA
INSS começa a enviar respostas sobre descontos associativos contestados
Entidades têm 15 dias úteis para responder, e beneficiários devem acompanhar pelo Meu INSS
Desde segunda-feira (9), o INSS iniciou o envio das respostas das associações sobre os descontos associativos contestados por aposentados e pensionistas. As entidades têm 15 dias úteis para apresentar uma justificativa, e as respostas serão encaminhadas gradualmente aos beneficiários. Até o momento, 3 milhões de pessoas contestaram os descontos, enquanto 83 mil reconheceram os valores.
Se a entidade não responder
Nos casos mais comuns — quando a associação não se manifesta ou não comprova o desconto — o INSS dará início à cobrança do valor indevido. O órgão também poderá acionar a AGU (Advocacia-Geral da União) para que medidas judiciais sejam tomadas contra a entidade ou seus sócios.
Importante:
O INSS orienta que aposentados e pensionistas não tomem nenhuma ação imediata e apenas acompanhem o pedido de reembolso pelo aplicativo Meu INSS ou pela central 135.

Como acompanhar o andamento no Meu INSS:
- Acesse o app ou site do Meu INSS
- Faça login com CPF e senha
- No campo "Do que você precisa?", digite "Consultar Pedido"
- Clique em "Detalhar" na solicitação de Análise de Descontos de Entidades Associativas
Se a entidade confirmar o desconto
Caso a associação apresente justificativa ou documentos, o beneficiário deverá responder em até 30 dias corridos a partir da data do recebimento da resposta, informando se concorda ou não.
Resposta pode ser feita:
- Pelo aplicativo ou site do Meu INSS (a partir de 9 de junho)
- Nos Correios, a partir de 16 de junho (após o prazo de resposta da entidade)
Como responder pelo Meu INSS:
- Acesse o Meu INSS
- Faça login com CPF e senha
- Vá em “Consultar Pedido”
- Localize a solicitação de Análise de Descontos de Entidades Associativas
- Clique em “Cumprir Exigência”
- Siga as orientações para concluir a resposta
Observações:
- Não é necessário anexar documentos
- Não é possível responder pelo 135
- Não é preciso agendar atendimento presencial no INSS
Acompanhe o processo:
Devido ao grande volume de dados, a atualização no sistema pode levar tempo, mesmo após o fim do prazo. Por isso, é recomendável acompanhar regularmente:
- Pelo Meu INSS ou pela Central 135 (consultas apenas)