Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Economia

Instituições financeiras preveem aumento de mais de 10% nos remédios em abril

Cálculo leva em conta a inflação e outros fatores; alta deve ocorrer já no primeiro dia do mês

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
14/03/2022 21:11 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Instituições financeiras ouvidas pela Agência Estado preveem que os remédios terão reajuste de mais de 10%, a partir de 1º de abril. Mais de 10 mil medicamentos são regulamentados e reajustados uma vez por ano.

Quem define os valores é o Comitê Técnico-Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), que é o órgão interministerial responsável pela regulação do mercado de medicamentos, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exerce o papel de secretária-executiva.

O CMED disponibiliza uma lista com o preço máximo de cada medicamento. Para consultá-la, clique aqui.

O cálculo para reajuste leva em conta uma fórmula específica considerando:

• a inflação medida pelo IPCA;

• a produtividade do setor (fator X);

• energia;

• câmbio;

• fator de ajuste de preços relativos entre setores (Y); e

• fator de ajuste de preços relativos intrassetor (Z).

As previsões ainda podem ser ajustadas, já que o mercado financeiro espera a definição sobre os valores de preços relativos entre setores (Y). A produtividade do setor farmacêutico (X) e os preços intrassetor (Z) foram zerados neste ano.

“Se o fator Y vier zerado, nossa projeção para um reajuste fica em 10,5% a partir de abril. Sendo assim, a inflação de fevereiro – consolidada em 10,54% – deve ser integralmente refletida no reajuste autorizado pelo CMED em abril, visto que todos os outros fatores ficaram zerados”, explicou o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez.

Em janeiro, o Citi divulgou um relatório em que também previa uma alta de cerca de 10%. “Vemos as notícias de forma positiva para o setor [farmacêutico], pois devem permitir que as empresas compensem alguns dos recentes ventos contrários de custo decorrentes de oscilações cambiais e interrupções na cadeia de suprimentos”, observaram os analistas Leandro Bastos e Renan Prata na ocasião.

No ano passado, o aumento máximo chegou a 10,08%. Em 2020, devido à pandemia, o reajuste no preço dos medicamentos teve de ser suspenso por dois meses, passando a valer em 31 de maio. Na época, o aumento máximo ficou em 5,21%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE