Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Instituto do Meio Ambiente de SC lança programa de voluntariado nas Unidades de Conservação Estaduais

O objetivo é potencializar a capacitação dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental, e permitir maior interação da sociedade com os recursos naturais do estado.

Assessoria Gov/SC
por  Assessoria Gov/SC
07/06/2021 11:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Integrando a programação da Semana do Meio Ambiente, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), lança nesta segunda-feira, 07, o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação Estaduais. O objetivo é potencializar a capacitação dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental, e permitir maior interação da sociedade com os recursos naturais do estado.

A participação no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação se dará por meio de edital, demanda espontânea ou em mutirões organizados para o desenvolvimento de ações específicas. Entre as funções que serão desenvolvidas pelos voluntários, presenciais ou à distância, destacam-se a prestação de informações aos visitantes; auxílio e/ou desenvolvimento de projetos de educação ambiental e pesquisa; colaboração na manutenção de trilhas e instalações; contribuição na implementação de projetos de manejo das unidades de conservação; identificação de possíveis focos de incêndio e outros incidentes, bem como fazer parte de grupos de resgate e/ou combate a incêndios; participação em ações de recuperação de áreas degradadas e controle de espécies exóticas invasoras, entre outras.

Foto: Divulgação/IMA

Há duas formas de participar: o interessado pode procurar a Unidade de Conservação ou o gestor da UC tem competência para criar edital estabelecendo os trabalhos a serem desenvolvidos. Além disso, para atuar no Programa é necessário:

a) Ter no mínimo 18 anos de idade e estar em dia com suas obrigações legais;

b) Ter aceito convite para participar de atividades pontuais e nos casos de edital de chamamento, ter sido aprovado pela coordenação da unidade de conservação;

c) Assinar Termo de Responsabilidade;

d) Assinar o Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

Os interessados poderão candidatar-se ao Programa nas seguintes modalidades:

I - Individualmente para atuar em unidades de conservação;

II - Em mutirão para o desenvolvimento de atividades pontuais específicas.

A adesão do Voluntário é espontânea e gratuita, não gerando qualquer vínculo trabalhista ou previdenciário com o IMA.

Ao IMA compete direcionar os trabalhos a serem desenvolvidos e, quando necessário, capacitar os voluntários; promover encontros, seminários ou palestras; emitir certificado referente ao desenvolvimento das atividades do voluntário, bem como emitir carta de apresentação, etc.

Para o presidente do IMA, Daniel Vinícius Netto, o Programa de Voluntariado é uma possibilidade de maior contato da população com o meio ambiente e um maior envolvimento com a preservação dos recursos naturais. “O Programa buscou facilitar o acesso dos interessados com flexibilização das áreas e formas de atuação, sem exigência de escolaridade e pouca documentação. Isso para permitir que aqueles que desejam contribuir com a natureza possam fazer a sua parte, colaborando para a construção de um futuro melhor para essa e para as próximas gerações”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE