Cidade
Instituto Erechinense de Previdência é destaque no segmento nacional
Instituto Erechinense de Previdência (IEP) obteve classificação “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia (SPREV)
O Instituto Erechinense de Previdência (IEP) obteve classificação “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia (SPREV), o que colocou a autarquia de Erechim num grupo nacional de apenas 15 Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), entre pequeno, médio e grande porte, com tal distinção.
Conforme explica o diretor-presidente do IEP, Renato Toso, vale destacar que atualmente existem 2.152 RPPS’s ativos no país, sendo que a classificação do indicador ocorre entre as letras “A”, “B”, “C”, “D”.
O ISP-RPPS avalia três grandes grupos: Gestão e Transparência; Finanças e Liquidez; e Índice de Cobertura Previdenciária, além de quantificar a qualidade das atividades do instituto e permitir a comparabilidade entre os Regimes Próprios de Previdência, possibilitando o controle social e governamental sobre as ações do IEP.
O referido instrumento possui base na Portaria SPREV/ME nº 14.762/2020, e o resultado deste ano foi divulgado em 20/09/2021, considerando as informações encaminhadas pelos entes federativos até 31/07/2021.
Ainda, como importante elemento de avaliação, o ISP-RPPS considera o Pró-Gestão - Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no qual, em 2019, o IEP foi o primeiro Regime Próprio de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul que obteve a certificação.
“Enquanto órgão específico de acompanhamento, normatização e supervisionamento, a Secretaria de Previdência/Ministério da Economia conferiu isenção e confiabilidade às ações do IEP, pela classificação hora divulgada. Aos colegas, segurados do IEP, renovamos o compromisso por uma gestão honesta e de excelência, baseada na capacitação e transparência das atividades prestadas”, afirma Renato Toso.