Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Instituto Erechinense de Previdência é destaque no segmento nacional

Instituto Erechinense de Previdência (IEP) obteve classificação “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia (SPREV)

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
22/09/2021 10:28 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Erechinense de Previdência (IEP) obteve classificação “A” no Indicador de Situação Previdenciária (ISP) da Secretaria de Previdência do Ministério da Economia (SPREV), o que colocou a autarquia de Erechim num grupo nacional de apenas 15 Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), entre pequeno, médio e grande porte, com tal distinção.

Conforme explica o diretor-presidente do IEP, Renato Toso, vale destacar que atualmente existem 2.152 RPPS’s ativos no país, sendo que a classificação do indicador ocorre entre as letras “A”, “B”, “C”, “D”.

O ISP-RPPS avalia três grandes grupos: Gestão e Transparência; Finanças e Liquidez; e Índice de Cobertura Previdenciária, além de quantificar a qualidade das atividades do instituto e permitir a comparabilidade entre os Regimes Próprios de Previdência, possibilitando o controle social e governamental sobre as ações do IEP.

O referido instrumento possui base na Portaria SPREV/ME nº 14.762/2020, e o resultado deste ano foi divulgado em 20/09/2021, considerando as informações encaminhadas pelos entes federativos até 31/07/2021.

Ainda, como importante elemento de avaliação, o ISP-RPPS considera o Pró-Gestão - Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no qual, em 2019, o IEP foi o primeiro Regime Próprio de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul que obteve a certificação.

“Enquanto órgão específico de acompanhamento, normatização e supervisionamento, a Secretaria de Previdência/Ministério da Economia conferiu isenção e confiabilidade às ações do IEP, pela classificação hora divulgada. Aos colegas, segurados do IEP, renovamos o compromisso por uma gestão honesta e de excelência, baseada na capacitação e transparência das atividades prestadas”, afirma Renato Toso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE