Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emite alertas de tempestade para o Rio Grande do Sul
Após dias de calor intenso, avanço da instabilidade aumenta risco de chuva forte e temporais em diversas regiões do Estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas para tempestades no Rio Grande do Sul após uma sequência de dias de calor intenso. A instabilidade começa a avançar sobre o Estado, aumentando o risco de chuva forte em pontos isolados.
Divulgado às 10h desta segunda-feira (16), o principal aviso é de nível laranja, que representa situação de perigo. O alerta abrange praticamente todo o território gaúcho, incluindo Fronteira Oeste, Serra, Norte, Noroeste, Nordeste, Sudeste, região Central e a Região Metropolitana de Porto Alegre, com validade até terça-feira (17).

Segundo o órgão, são esperados volumes de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia, além de ventos fortes, que podem variar de 60 a 100 km/h, e risco de queda de granizo.
O comunicado também aponta risco de corte no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e ocorrência de alagamentos.
O segundo aviso, classificado como amarelo, segue válido até as 23h59 de terça-feira. O alerta indica grau de perigo potencial e abrange grande parte do Brasil, com exceção das regiões Nordeste e Sudeste.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, as áreas incluídas podem registrar acumulados de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Nestas condições, o risco de interrupções no fornecimento de energia, queda de galhos e descargas elétricas é considerado baixo.
Em situações de emergência, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (193), a Brigada Militar (190) ou a Defesa Civil (199).