Integração entre GRAU e Hospital Santa Terezinha agiliza atendimentos e fortalece a rede de urgência em Erechim

Atuação conjunta entre equipes de emergência e o hospital reduz o tempo de resposta, qualifica o encaminhamento de pacientes e amplia a eficiência da assistência prestada à população.

Por Redação/Comunicação PME Publicado em há 4 horas

Quando cada minuto pode fazer a diferença entre a vida e a morte, agilidade, comunicação e integração são fundamentais. É justamente esse resultado que vem sendo alcançado com a atuação conjunta entre o Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência (GRAU) e a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), fortalecendo a rede de saúde e garantindo respostas mais rápidas e eficientes para a população.

Desde a inauguração da nova estrutura do GRAU, em setembro de 2025, Erechim passou a contar com um modelo de atendimento integrado que reúne, em um único espaço, serviços estratégicos como Defesa Civil, Força Voluntária Alto Uruguai, SAMU e Ambulância Cidadã. A centralização das equipes tem permitido uma comunicação mais rápida, melhor coordenação das ocorrências e maior eficiência no encaminhamento de pacientes que necessitam de atendimento especializado.

Na prática, essa integração significa menos tempo de espera, mais agilidade no transporte de pacientes e maior segurança nos processos de transferência para o Hospital Santa Terezinha. Com informações compartilhadas de forma mais eficiente entre as equipes, os profissionais conseguem preparar o atendimento antes mesmo da chegada do paciente, reduzindo etapas e aumentando a capacidade de resposta em situações críticas.

O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, destaca que a proximidade entre os serviços trouxe ganhos concretos para a população. “A integração facilita a comunicação entre as equipes e garante mais eficiência nos encaminhamentos, refletindo diretamente na qualidade dos atendimentos prestados”, afirma.

Para o secretário de Saúde, Vianei Mueller, a estrutura representa um importante avanço para a saúde pública regional. “Quando os serviços atuam de forma coordenada, conseguimos reduzir o tempo de resposta nas emergências e oferecer um atendimento mais organizado, humanizado e resolutivo para os pacientes e suas famílias”, ressalta.

O diretor-executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Rafael Ayub, destaca que a parceria tem impacto direto na assistência hospitalar. “Quando o paciente chega ao hospital com informações precisas e encaminhamento adequado, nossas equipes conseguem agir com mais rapidez, eficiência e segurança. Esse alinhamento fortalece toda a rede de atendimento e beneficia quem mais importa: a população”, enfatiza.

Mais do que aproximar instituições, a integração entre o GRAU e o Hospital Santa Terezinha consolida um modelo de gestão focado na vida, na eficiência dos serviços públicos e no cuidado com as pessoas. Um avanço que reforça a capacidade de resposta da saúde de Erechim e amplia a segurança para milhares de moradores da cidade e da região.