Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Integração, inclusão e educação – inicia a Olimpíada Estudantil

.Até o dia 4 de setembro, serão disputadas nove modalidades por centenas de estudantes de 9 a 16 anos das Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de Erechim

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
06/07/2023 21:08 – atualizado há 25 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma união de esporte, arte e cultura marcou a cerimônia de abertura da Olímpiada Municipal Estudantil e 1ª Etapa dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) - Edição 2023 que aconteceu na tarde desta quinta-feira (6), no Colosso da Lagoa, acompanhada por diversas autoridades.

Até o dia 4 de setembro, serão disputadas nove modalidades por centenas de estudantes de 9 a 16 anos das Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de Erechim.

Esporte, arte e cultura

A Banda Marcial da Escola Municipal Paiol Grande abriu a cerimônia com uma apresentação. Foi seguida da entrada das delegações das 20 escolas, que foram lideradas por atletas que se destacam em diversas modalidades amadoras e profissionais.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Caras Pintadas foi conduzida pela atleta do Muay Thai, Kétlin; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei pelo atleta Pedro Vanelli do Vôlei de Praia; a Escola Municipal de Ensino Fundamental D. Pedro II com o atleta Jurandir de Jesus do Atletismo; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jaguaretê com o atleta Thomaz Smaiz, do Taekwondo; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Badalotti pelo atleta Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como ‘Pexe’ do Jiujitsu; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa pelo atleta Gismael Brandalise do Paddle; a Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande, pela atleta Patricia Maidone, do atletismo; o Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando pelo atleta de fisiculturismo Félix Perotto; o Colégio Estadual Professor Mantovani peloo Mestre Jonatan Silva, do Taekwondo; a Escola Estadual de Educação Básica Dr. Sidney Guerra pelo atleta do Tênis de Mesa, Luiz Henrique Olczevski; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista, pelo atleta erechinense de futebol, Eduardo Sostisso; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Victor Issler foi conduzida pelo atleta do Futebol Americano, Wilian Fantin; a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso com a atleta Gláucia Argenta, do Jiu Jistu, a Escola Estadual de Ensino Médio Professora Helvética Rotta Magnabosco pelo atleta Endrio Silva, do Taekwondo; a Escola Estadual Normal José Bonifácio, pelo atleta Uilinton Roberto De Lima, do Mountain bike; a Escola Estadual de Ensino Médio Irany Jaime Farina foi conduzida pelo atleta João Ernesto Puerari, da Bocha; a Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau, pelo atleta Alcir Tubin, da bocha; o Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim com o atleta de tiro esportivo, Edison Roberto Menlak; o Colégio Marista Medianeira com o atleta Rodrigo Maróstica, do atletismo e o Colégio São José conduzidos pela paratleta da Adau, Lana.

Depois da entrada no campo, seguiram diversas apresentações artísticas com o Grupo Italiano da Escola Municipal São Roque de Aratiba e Grupo Avanti de Erechim; Grupo Vovós Sim, Velhas Jamais do JUPEM; e alunos formados pelo Centro de Belas Artes Osvaldo Engel.

Pira Olímpica

Representando o elo entre esporte, arte, cultura e as Comunidades Escolares, a cerimônia também contou com o fogo olímpico que foi conduzido por dez atletas. Começando pelo Paulinho Sananduva, treinador do Atlântico Futsal; seguido de Fernando Menezes, campeão Brasileiro de Karate; Fran, atleta do Palestra Futsal; Nicolas do Erechim Coroados de Futebol Americano; Suelton, atleta do Atlântico; Luísa Manica de Lara, da patinação; Gonçalo, atleta autista; Gustavo, aluno da Aquarela Pró-Autista apaixonado por futebol; Janei Gibrari Xavier, campeão do Basquete em Cadeira de Rodas; e o campeão Gaúcho de Parataekwondo, Lorenzo Giaretta.

“Em nome de todos atletas, prometo que tomaremos parte nestes jogos estudantis, como participantes leais, respeitando e cumprindo as regras e regulamentos que regem o espírito esportivo, respeitando os adversários e companheiros de equipe, a organização e dirigentes. Pelos jogos, eu juro”, destacou no juramento o atleta Gustavo Kaue da Silva Machado, da EMEF D. Pedro II.

União em prol do esporte

A Olímpiada Municipal Estudantil e 1ª Etapa dos JERGS – Edição 2023 é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

A diretora de Esportes, Karla Chaves Loureiro, destacou que a Olimpíada Estudantil visa gerar um ambiente inclusivo. “Além das tradicionais modalidades, estamos incluindo na nossa Olimpíada Escolar, esportes paralímpicos e artes marciais. O esporte é um ambiente para dar voz e espaço as questões que tenham impacto social positivo e que de fato, inclua minorias, possa romper preconceitos e discriminação, gerando um ambiente mais inclusivo a partir das nossas crianças e adolescentes, e isso com certeza, vai se replicar fora da competição”, explicou a diretora.

“A participação dos estudantes das Escolas Municipais na Olimpíada Estudantil é fundamental para que eles sejam incentivados, não só de eventos como este, mas também da pratica do esporte, seja ele escolar ou não, porque esporte é vida e saúde e nós queremos oportunizar isso a todos. Também que eles possam além das competições, ter momentos de integração e socialização entre as diferentes escolas”, falou a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

“Um motivo de muita alegria ver esse movimento das escolas e professores, se mobilizando em prol do esporte que é vida, que é saúde, que é também viver em equipe, saber competir de forma saudável, e saber também que as pessoas podem cuidar umas das outras mesmo em uma competição”, comentou a coordenadora da 15ª CRE, Juliane Bonez.

Encerrando os pronunciamentos da cerimonia, a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, representou o prefeito Paulo Polis, dando as boas-vindas à todos atletas. 

“Essa competição tem como principal aspecto a união e a paz, e é isso que queremos resgatar, realizando uma Olimpíada Estudantil mais humanizada, com ênfase ao desporto educacional, ressaltando os valores olímpicos dentro desse processo entre professores, educandos e comunidade em geral que vai estar envolvida”, finalizou a secretária Carla.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE