Doença de Newcastle

RS acaba com foco da doença na região de Anta Gorda

Das oito barreiras sanitárias montadas no início da contenção do foco, três continuam em atuação, 24 horas por dia.

Por Ascom Seapi Publicado em 29/07/2024 19:19 - Atualizado em 29/07/2024 19:37

Inicia-se mais uma semana de atividades da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para conclusão do foco de doença de Newcastle na região de Anta Gorda. Para dar conta das ações de vigilância ativa e estabelecer as barreiras sanitárias, a secretaria mobilizou 89 servidores, entre fiscais estaduais agropecuários, técnicos agrícolas e outros.

O trabalho da pasta garantiu ao Ministério da Agricultura e Pecuária a possibilidade de comunicar o encerramento do foco na quinta-feira (25/7).

Visitas para garantir biosseguridade

Neste fim de semana, foram concluídas todas as visitações a propriedades com criações avícolas nas áreas de perifoco (a três quilômetros do foco) e de vigilância (a dez quilômetros do foco).

A fiscal estadual agropecuária da Regional Alegrete, Brunele Weber Chaves, atendeu à convocação da Seapi para atuar na contenção do foco e ficou sete dias realizando as atividades de vigilância, com visitação a granjas comerciais e propriedades com criações de subsistência. Foram organizadas oito equipes, com dois médicos veterinários cada uma, para realizar a vistoria nas propriedades.

Uma equipe foi designada só para visitar as granjas comerciais incluídas na área perifocal, enquanto as demais fizeram as visitas às criações de subsistência.

Divulgação

Barreiras sanitárias

Das oito barreiras sanitárias montadas no início da contenção do foco, três continuam em atuação, 24 horas por dia. A Brigada Militar mobilizou 50 servidores para atuarem como apoio à Seapi nessas atividades.

Os barreiristas trabalham em escala de seis horas, totalizando quatro equipes por barreira. Fazem a desinfecção de veículos e controlam a movimentação de animais, camas aviárias, esterco e demais produtos que possam carregar o vírus causador da doença.

Não havendo novidade, as barreiras sanitárias restantes devem permanecer atuando até quinta-feira (1/8).

Conteúdo relacionado

Termos relacionados