Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

IPVA de veículos com placa de final 9 deve ser quitado até esta sexta-feira no RS

O calendário chega ao fim na segunda-feira (26), com as placas de final “0”.

O Sul
por  O Sul
21/04/2021 21:56 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O cronograma de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 avança em sua última etapa no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, termina o prazo para que os donos de carros, motocicletas e outras modalidades com placa de final “9” quitem o tributo. O calendário chega ao fim na segunda-feira (26), com as placas de final “0”.

Em caso de inadimplência, é cobrada multa diária de 0,33% sobre o valor do imposto não pago, até o limite de 20%. Após a inscrição em dívida ativa (após 60 dias em atraso), o débito sofrerá acréscimo de mais 5%. O proprietário também perde o direito aos descontos dos programas de incentivo “Bom Motorista” e “Bom Cidadão”.

Foto: Maicon Hinrichsen/Secom

Em um contexto de medidas de distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus, a Receita Estadual reforça a opção de depósito on-line por meio de aplicativos ou via “home banking” (internet) do Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi e Banco do Brasil (neste último somente para clientes).

Também é possível realizar o pagamento de forma presencial nas agências dessas instituições financeiras ou então nas lotéricas, vinculadas à Caixa Econômica Federal. Para fazer o pagamento, é preciso ter o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou apenas a placa e o Renavam.

A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações.

Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play.

“Bom Motorista” e “Bom Cidadão”

Os descontos proporcionados pelos programas de incentivo podem ser cumulativos. No “Bom Motorista”, quem não recebeu multa nos últimos três anos pode abater 15% do tributo, e assim por diante: 10% para dois anos e 5% para um ano.

Já o “Bom Cidadão” oportuniza reduções no valor para os proprietários inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha: 5% para quem acumulou ao menos 150 notas fiscais com CPF, 3% para 100 a 149 notas e 1% para 51 a 99 notas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE