O CÉU É O LIMITE

Itapema pode ganhar torre turística maior que a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel

Cidade do Litoral Norte catarinense, poderá ter uma das maiores torres de observação do mundo. O projeto ousado ainda está em fase de estudos e aguarda aprovação da prefeitura para virar realidade.

Por Redação AU Publicado em 22/08/2025 09:48 - Atualizado em 22/08/2025 13:10

Um projeto ambicioso promete transformar Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina, em referência mundial no turismo de observação. A GPC Empreendimentos anunciou a intenção de construir uma torre de observação de 557 metros de altura e custo estimado em R$ 300 milhões. O empreendimento, que ainda depende de aprovação da prefeitura, entraria para a lista das maiores estruturas do planeta.

Divulgação/GPC EMPREENDIMENTOS

Para dimensionar o impacto, basta comparar: a Estátua da Liberdade, em Nova York, tem 93 metros — quase seis vezes menor. Já o Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro, com seus 38 metros, precisaria ser multiplicado por 14 para alcançar o tamanho da possível torre catarinense.

Mesmo ícones de porte internacional, como a Torre Eiffel, em Paris, com 330 metros de altura, ficariam para trás. Caso saia do papel, a torre de Itapema teria quase o dobro da estrutura francesa, atraindo olhares do mundo todo para o litoral catarinense.

O projeto faz parte da estratégia de impulsionar o turismo regional, ampliando a oferta de grandes atrativos no Estado. Caso aprovado, poderá colocar Itapema em um novo patamar no mapa do turismo global.

Termos relacionados