Cidade
Itatiba do Sul realiza terceira edição do Dia de Fomento a Citricultura
A atividade contou com a presença de mais de 120 pessoas entre agricultores, autoridades e empresas parceiras que realizaram amostra de maquinas e equipamentos voltados a citricultura.
A Cresol Itatiba do Sul juntamente com a Administração Municipal, realizou no último dia 12 de maio de 2023, a sua terceira edição do Dia de Fomento a Citricultura, sendo esse evento também parte das comemorações aos 58 anos do município. A atividade contou com a presença de mais de 120 pessoas entre agricultores, autoridades e empresas parceiras que realizaram amostra de maquinas e equipamentos voltados a citricultura.
A citricultura está presente em nosso município a mais de 30 anos onde as primeiras famílias com o apoio da Emater implantaram os primeiros pomares. A atividade ganhou força a partir do ano de 2005 onde mais famílias viram o potencial produtivo. Com o passar dos anos muitos agricultores foram persistindo na atividade buscando conhecimento e perceberam que nosso município e região possuía um grande potencial e que essa se bem desenvolvida, poderia viabilizar economicamente muitas famílias, tendo em vista o surgimento de novos mercados atrelados aos conhecimentos adquiridos e o clima favorável, contando com o apoio da Emater, e também nos últimos anos com programas de incentivos da prefeitura municipal de Itatiba do Sul.
Hoje o nosso município é referência na produção de citros, principalmente da laranja valência, sendo a maior área plantada da região alto Uruguai. Itatiba do Sul conta hoje com cerca de 600 hectares de citros implantado, sendo que na última safra foram colhidos cerca de 15 milhões de kg de laranja, sendo essas destinadas a indústria e ao mercado.
A Cresol juntamente com a administração municipal, buscam nos últimos anos formas de incentivar essa importante atividade, investindo além de recursos financeiros, agregar conhecimento aos citricultores de nosso município e região. Segundo o presidente da Cresol Itatiba do Sul Paulo Cezar Mioto, a atividade foi um sucesso, e serviu para mostrar o potencial dessa cultura em nosso município incentivando novas famílias a entrarem nessa atividade.
O prefeito Valdemar Cibulski destacou que a cadeia da laranja além de trazer retorno do ICMS ao município, proporciona recursos financeiros para os produtores e inclusive para quem trabalha na colheita da laranja.