Cidade
IV Encontro de Mulheres Agricultoras Familiares ocorre nesta sexta-feira
Centenas de mulheres são esperadas na atividade, que deverá reunir agricultoras de 26 municípios de abrangência do SUTRAF-AU.
O IV Encontro de Mulheres Agricultoras Familiares promovido pelo Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, por meio do Coletivo Regional de Mulheres ocorre, nesta sexta-feira, dia 19 de agosto, no CTG Galpão Campeiro de Erechim.
De acordo com a coordenadora do Coletivo Regional de Mulheres, Marialva Lunkes, ao longo do último mês foram realizadas diversas atividades junto aos coletivos municipais do sindicato, buscando conscientizar sobre a importância da união das mulheres na busca por reconhecimento às mulheres do campo. “ O Coletivo de Mulheres busca dar voz às participantes, sendo um lugar para acolhida, escuta afetiva e promoção da reflexão sobre o papel da mulher e a sua importância de atuação na sociedade. O Coletivo é espaço importante de organização das mulheres dentro do SUTRAF-AU”, disse Marialva.
Com o tema “EU SOU PORQUE NÓS SOMOS: Mulheres e sindicalismo na agricultura familiar”, o encontro contará com a palestra da militante do Movimento de Mulheres Camponesas, doutora em Desenvolvimento Regional, professora da Unochapecó, Sirlei Gasparetto. Para o coordenador geral do SUTRA-AU, Alcemir Bagnara, a realização do Encontro Regional é motivo de alegria, já que o evento que ocorre a cada dois anos, não pode ser realizado em 2021 devido a pandemia da Covid-19. “ Estamos muito felizes com a realização do IV Encontro, esse é um momento de integração das mulheres agricultoras e também de formação e reflexão sobre as lutas das mulheres e a necessidade de união buscando melhores condições de vida e de trabalho para as agricultoras”, afirmou Bagnara.
A expectativa é que centenas de mulheres participem da atividade, que deverá reunir agricultoras de 26 municípios de abrangência do SUTRAF-AU.
Após a palestra, as participantes participarão de um almoço compartilhado. No período da tarde, deverá ocorre um ato público.