Rio Grande do Sul
IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em São Valentim
Na oportunidade foram eleitos os delegados municipais que vão participar da 11ª Conferência Estadual que ocorrerá no ano de 2023
Foi realizado em São Valentim na última semana a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, no CTG Ronda Crioula.
Representantes de diversos segmentos ligados a esse público e integrantes dele debateram e definiram as propostas para a Conferência Estadual, tendo como foco o tema central: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.
Estiveram presentes diversas autoridades como: o secretário Municipal de Assistência Social, Fabiano Wesp, o Promotor de Justiça da Comarca de São Valentim, Adriano Luís de Araujo, Delegado de Polícia, Germano Alves de Lima, Laídes Teresinha Gaboardi Ferronato, representando a Cãmara Municipal de Vereadores e Rosilene Fatima Tiburski Scopel – Vice-Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O objetivo foi debater como ficaram os direitos humanos de crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19, as vulnerabilidades e as dificuldades desse público e quais ações foram e ainda serão necessárias para a reparação e a garantia das políticas públicas de proteção integral.
A intenção é ampliar e consolidar a participação das crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, para que haja, cada vez mais, a participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social das políticas públicas.
E a partir do diálogo, definir ações para garantir o pleno acesso de crianças e adolescentes às políticas sociais, considerando as especificidades/diversidades; formular propostas de enfrentamento às consequências das violências contra crianças e adolescentes agravadas pela pandemia de Covid-19; promover/garantir a participação de crianças e adolescentes no processo de discussão sobre os reflexos da pandemia de Covid-19 em suas vidas, bem como na definição de medidas para enfrentamento das vulnerabilidades identificadas; refletir sobre a necessidade de ampliação dos orçamentos destinados às ações, programas e políticas de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos das crianças e dos adolescentes, considerando os reflexos da pandemia de Covid-19 e aprofundar a discussão sobre o papel dos conselhos de direitos na deliberação e controle social das ações e políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.
A palestra magna foi realizada pela equipe da Habilita Assessoria e Consultoria, Sra. Aline Bonez, psicóloga e Tatiane Uecker, Assistente Social.
Na oportunidade foram eleitos os delegados municipais para participar da 11ª Conferência Estadual que ocorrerá no ano de 2023, em data e local a ser divulgado.