Rio Grande do Sul
Já são 22 cidades que esgotaram estoque de vacinas no RS
Expectativa é de que municípios retomem a campanha na próxima semana, com a chegada de novas doses.
No dia em que o Rio Grande do Sul completa um mês do início da vacinação contra a Covid-19, pelo menos 22 cidades gaúchas esgotaram o estoque disponível de imunizantes. Segundo monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o número de municípios sem doses aumentou em 144% entre essa quinta (18) e a manhã desta sexta-feira (19).
O problema atinge desde localidades como Rosário do Sul, que tem 39,3 mil habitantes e aplicou todas as 1502 vacinas que recebeu até agora, até Carlos Gomes, que possui cerca de 1,3 mil habitantes e zerou o contingente de 72 doses repassadas. A campanha também foi paralisada em Barra do Rio Azul, Candiota, Pouso Novo, Paulo Bento e Coxilha.
Aguardam novas remessas, ainda, as prefeituras de Santo Antônio do Palma, Nicolau Vergueiro, Vila Flores, São Pedro do Butiá, Barra do Guarita, Campos Borges, Dois Irmãos das Missões, Doutor Ricardo, Montauri, Pontão, Santo Expedito do Sul, São Jorge, São Valentim do Sul, Taquaruçu do Sul e Tuparendi.
A expectativa é de que os trabalhos sejam retomados a partir da próxima semana – quando o Ministério da Saúde envia mais 300 mil doses de CoronaVac ao Estado. Até agora, apenas profissionais da saúde, idosos institucionalizados ou com mais de 80 anos, quilombolas e indígenas foram vacinados em solo gaúcho.
Histórico
O Rio Grande do Sul recebeu 704,4 mil vacinas do Ministério da Saúde, divididas em quatro remessas enviadas entre os dias 18 de janeiro e 7 de fevereiro. Praticamente todo o estoque – 702,1 mil ampolas – foi repassado às prefeituras, permitindo a aplicação da primeira dose em 394,2 mil pessoas e da segunda em 26,2 mil.
Porto Alegre, que interrompeu os serviços de drive-thru por causa da escassez de vacinas, recebeu o maior volume de doses: 179,6 mil. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Capital, 115,1 mil foram aplicadas em 97 mil pessoas. O número de pacientes que já receberam a segunda dose ultrapassou a casa dos 18 mil na cidade.