Cidade
Jacutinga: incentivo ao agronegócio e ações da secretaria da agricultura
Além das duas máquinas próprias do município, mantém-se uma parceria com mais seis colheitadeiras terceirizadas para agilizar o processo de produção de silagem
A administração municipal está empenhada em fomentar o agronegócio, e uma das principais atividades da Secretaria de Agricultura é a produção de silagem de milho, atendendo à demanda dos agricultores produtores de leite. A colheita da silagem teve início na segunda quinzena de dezembro de 2023 e continua até o momento.
Além das duas máquinas próprias do município, mantém-se uma parceria com mais seis colheitadeiras terceirizadas para agilizar o processo de produção de silagem. Os agricultores que optam por utilizar essas colheitadeiras terceirizadas recebem um auxílio de R$ 550,00 por hectare por meio do apoio do poder público. Até o momento, 19 produtores foram beneficiados em uma área de 120 hectares.
Com as máquinas da Secretaria, 35 produtores foram beneficiados em uma área de 75 hectares. Além disso, estão sendo realizadas atividades como gradagem para implantação de pastagens de inverno, aplicação de calcário, esvaziamento de esterqueiras, limpeza de bacias para contenção de água das chuvas nas lavouras e limpeza de fossas sépticas na área urbana.
Conforme o então secretário de agricultura, Darci José De Ré, nos próximos dias serão retomados os trabalhos de limpeza e desassoreamento de açudes com a carregadeira hidráulica cedida pelo estado.