Cidade
Jacutinga recebe câmara fria para armazenamento de vacinas
O equipamento opera com temperaturas entre 2°C e 8°C e serve para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos.
A sala de vacinas do município de Jacutinga conquistou um importante reforço no acondicionamento dos imunizantes contra gripe, Covid-19 e demais doenças virais e bacterianas. Nesta semana a secretaria municipal de Saúde recebeu uma câmara fria. O equipamento opera com temperaturas entre 2°C e 8°C e serve para armazenar insulina, vacinas e outros medicamentos. A câmara de conservação, de uso médico-hospitalar, tem capacidade de 200 litros e custa em torno de R$ 20 mil reais.
A câmara foi entregue através do governo do Estado, após esforços da equipe municipal de saúde. O objetivo é aprimorar a Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) com a substituição das geladeiras domésticas por câmaras de conservação de imunobiológicos.
A secretária municipal de Saúde de Jacutinga, Valdirene Foletto, destaca que o equipamento traz mais qualidade para a sala de vacinas aumentando a capacidade de armazenamento dos medicamentos. “A administração municipal já havia adquirido uma câmara fria. Agora, com duas, garantimos ainda mais qualidade do armazenamento de vacinas, por exemplo. A sala de vacinas também tem refrigeradores que cumprem a função, entretanto, essas câmaras frias têm a garantia de conservar os medicamentos na temperatura ideal, com bateria que evita a mudança de temperatura no caso de eventual oscilação elétrica”, destaca a secretária.
Valdirene salienta ainda, que o município recebeu este equipamento num período especial e oportuno. “Estamos enfrentando uma pandemia em razão da covid-19 e, além da vacinação contra o coronavírus, Jacutinga está realizando a campanha de vacinação da gripe. São duas campanhas de vacinação, logo, o recebimento desta câmara fria é importante para qualificar a estrutura de saúde do município”, pontuou a secretária, agradecendo toda a equipe técnica da saúde.