Cidade
Jacutinga recebeu encontro e visita de descendentes judaicos
O encontro contou com a presença do Embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine e outras autoridades
No último sábado (16), aconteceu o Roteiro Turístico Histórico Judaico em Jacutinga, na Escola Barão Hirsch, no interior do município, o evento fez parte da programação das atividades israelitas, uma oportunidade da comunidade Israelita e visitantes conhecerem as exposições de arte Brasil e Israel, que retratam a história dos Judeus que habitavam em Barão Hirsch. Além de prestigiarem apresentações com músicas Judaicas da Banda Marcial de Quatro Irmãos e fazer um resgate na história Judaica, que é valorizada e que está presente até hoje em Barão Hirsch.
O encontro contou com a presença do Embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine, a coordenação da comunidade Israelita, representada pelo Secretário do Polo de Turismo Judaico de Quatro irmãos e Região, Sergio Lerrer e autoridades municipais e de Quatro Irmãos, como o Prefeito Municipal em Exercício, Ricardo Menegaz e sua esposa Professora Suelen Menegaz, o Secretário de Educação, Ronaldo Bordin, o Prefeito de Quatro irmãos Giovan Poganski, Vice-Prefeito e equipe administrativa. O titular Prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, não pode estar presente, mas deixou um abraço fraternal a todos os presentes no evento e afirmou a importância de valorizar a história e a cultura, para que haja respeito as grandes conquistas da sociedade.
Na oportunidade, o Prefeito em Exercício, Ricardo Menegaz, se pronunciou falando da importância de preservar a história dos antepassados e da colonização Judaica e como isso foi relevante para o crescimento de Jacutinga.
O Roteiro turístico iniciou na quinta-feira (14), com a Jornada Médica Internacional na cidade de Erechim, onde também aconteceu o “Shabat”, comemoração ao Dia Nacional da Imigração Judaica, que reuniu público de 5 países e 9 estados.
Neste final de semana também aconteceu a Visita ao Roteiro Turístico Histórico Judaico que passou por Barão Hirsch com exposições e memórias dos antepassados Judaicos, Quatro Irmãos com um “Cadish” ao cemitério Judaico em homenagem a todos os pioneiros da Imigração Judaica.
Ainda, o roteiro passou pela cidade de Erebango, na Ferroviária, com apresentações musicais dos cantores, compositores e diretora executiva do Instituto da Música Judaica, Nicole Borger e Cláudio Levitan.