Esporte
Jaime Schmidt, ex-treinador da base da dupla Gre-Nal, morre aos 88 anos
Schmidt foi responsável por ter descoberto diversos talentos para a dupla Gre-Nal.
Morreu neste sábado (23) em Porto Alegre, Jaime Schmidt. Ele estava internado desde o dia 25 de setembro no Hospital Ernesto Dornelles em razão de um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Segundo a família, Schmidt receberia alta nos próximos dias, mas uma infecção agravou o quadro e, na sexta-feira (22), sofreu uma parada cardíaca. Ele era natural de Novo Hamburgo, onde morava.
Em mais de 50 anos de carreira, ele atuou em 22 clubes de quatro Estados e também no Deportivo Itália, na Venezuela. Ele é responsável por ter descoberto diversos talentos para a dupla Gre-Nal. O livro Lições de um Mestre, publicado em 2015, pelo jornalista Eduardo Rodrigues, conta a trajetória do ex-treinador.
Schmidt deixa a esposa, dois filhos e duas netas. O velório começou na tarde desta sábado no Memorial Krause, em Novo Hamburgo. O sepultamento será neste domingo (24), às 16h.
Em nota, o Tricolor prestou solidariedade a familiares e amigos do ex-treinador de base
"O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense manifesta enorme pesar pelo falecimento do ex- técnico, Jaime Schmidt.
Natural de Novo Hamburgo, Schmidt ficou conhecido por sua atuação, em formar grandes jogadores gremistas, nas categorias de base entre 1977-1980 e depois em 1987-1988.
Ao longo de sua trajetória no Tricolor, trabalhou com inúmeros atletas que mais tarde se tornaram protagonistas dos títulos de campeão brasileiro em 1981, da Copa Libertadores e do Mundial em 1983, como Paulo Roberto, Newmar, Casemiro, Bonamigo, Odair, Baidek, Paulo Cézar Magalhães e Renato Portaluppi.
Schmidt foi também fundamental na contratação de Baltazar em maio de 1979, o autor do gol do título brasileiro de 1981.
O Grêmio de solidariza com familiares e amigos, desejando-lhes força neste momento de dor".